A qualidade de vida é um conceito amplo e subjetivo, atrelado ao bem estar sociocultural, físico e psicológico dos indivíduos, sendo sinônimo de saúde e longevidade. Desse modo, viver com qualidade consiste na capacidade de gerenciar melhor o stress, os padrões impostos, os objetivos, as relações interpessoais e os cuidados com a saúde.
Portanto, isso tem que ser levado em consideração visando a relação ao ambiente de trabalho dos enfermeiros. Pois a enfermagem se encontra por vezes em centros cirúrgicos. Podendo ser vitimas de problemas físicos e emocionais em contato com o tempo de trabalho no ambiente hospitalar.
Saiba Mais:
No ambiente hospitalar, os trabalhadores estão expostos a uma série de riscos ocupacionais uma vez que são decorrentes de fatores físicos, químicos e biológicos. Como resultado, na rotina dos profissionais de enfermagem, o que se observa são as jornadas exaustivas e ininterruptas de plantões. A sobrecarga de tarefas, além da convivência com a dor e o sofrimento alheio coloca esses profissionais da saúde em situações mais propensas a doenças relacionadas ao trabalho.
No centro cirúrgico, o trabalho da equipe de enfermagem é considerado especializado e dotado de alta tecnologia. Por ser uma área crítica, esses profissionais passam por uma supervisão continua, obedecendo as normas e rotinas rigorosas para proporcionar segurança à clientela e aos profissionais envolvidos.
Dessa forma, é preciso avaliar a qualidade de vida no trabalho da equipe de enfermagem dentro de um centro cirúrgico.