Nomes de Medicamentos Com Grafia ou Som Semelhantes: Como Evitar Erros?

19 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Recomendações gerais de segurança no uso de medicamentos com grafia ou som semelhantes.


Nomes de medicamentos com grafia ou som semelhantes podem gerar confusões e são causas comuns de erros nas diversas etapas do processo de utilização de medicamentos.

Medicamentos com grafia ou som semelhantes

Problemas podem surgir no armazenamento, na prescrição, na dispensação, na administração ou em outras etapas da cadeia de consumo. Assim vários fatores aumentam esse risco de confusão e troca entre os nomes de medicamentos, destacando-se a semelhança na aparência da embalagem ou do rótulo, a baixa legibilidade de prescrições, a coincidência de formas farmacêuticas, doses e intervalos de administração e o desconhecimento de nomes de novos medicamentos lançados no mercado.

Medicamentos Com Grafia ou Som Semelhantes

Diversas organizações dedicadas à segurança do paciente no mundo (OMS, FDA, ISMP e The Joint Commission) recomendam a implantação de medidas preventivas específicas para esse tipo de erro. Portanto no Brasil, para dificultar trocas e confusões, o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos sugere o emprego de letra maiúscula e negrito para destacar partes diferentes de nomes semelhantes . Esta é uma técnica avaliada em vários contextos, de fácil adoção e baixo custo. Seu uso, entretanto, deve ser restrito a um número limitado de nomes de medicamentos a fim de garantir a sua efetividade.

Para a elaboração de uma lista de nomes de medicamentos com grafia ou som semelhantes. O ISMP Brasil consolidou listas institucionais utilizadas por hospitais brasileiros e as recomendações publicadas pelo ISMP EUA. Em parceria com a FDA e ISMP Espanha. Posteriormente, e levando em consideração a mesma metodologia adotada pelo ISMP EUA. As sugestões de sílabas em letras maiúsculas para diferenciação dos nomes foram analisadas. Esse método. Denominado CD3, sugere que os nomes sejam avaliados em duas etapas. Na primeira, o avaliador realiza a leitura dos nomes semelhantes da esquerda para a direita, até o ponto em que identifica uma ou duas letras que os diferenciam. A partir deste ponto, deve-se utilizar a letra maiúscula.

Compartilhar