Manual de Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a Pesquisa Baseada em Evidências

12 de junho de 2019 por filipesoaresImprimir Imprimir


Dentre as categorias de artigos científicos que utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar teoricamente um determinado tema encontram-se os artigos de revisão de literatura. Portanto esses podem ser categorizados como de revisão narrativa e de revisão bibliográfica sistemática em razão de possuírem características e objetivos distintos.

Dentre os artigos de revisão bibliográfica sistemática encontram-se os artigos de revisão integrativa objeto deste manual. Para aprofundamento no tema recomenda-se a leitura de autores como Botelho, Cunha e Macedo (2011).

Leia Mais:

O que é evidência científica?

No senso comum, o termo evidência aponta para a “qualidade do que é evidente”, do que está claro, em destaque, que é visível para todos. No direito penal, a evidência de uma prova pode produzir, por meio de documentos e/ou testemunhas, um “caráter de objeto de conhecimento que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade ou falsidade” (AURÉLIO, 1999). Essas evidências podem condenar ou determinar o verdadeiro responsável pelo ato, desde que consigam produzir no juiz do caso a convicção sobre a verdade do que aconteceu de fato.

Mas, no mundo acadêmico, há também a evidência científica. Essa é formada pelo conjunto de informações utilizadas para confirmar ou negar uma teoria ou hipótese científica. Ela existirá somente por meio de pesquisas científicas. Faça download do manual na íntegra.

Compartilhar