A elaboração deste Manual, reunindo a experiência prática de 10 anos de fiscalização, tem como objetivo subsidiar a atuação dos auditores-fiscais do trabalho e dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalhador nas suas atividades.
A Norma Regulamentadora 17 é comentada, item por item. Tem o objetivo de esclarecer o significado dos conceitos expressos, caracterizando o que se espera em cada enunciado e definindo os principais aspectos a serem considerados na elaboração de uma Análise Ergonômica do Trabalho. Ressaltando assim, que a realização desta análise tem como objetivo principal a modificação das situações de trabalho.
Leia Mais:
Diante dos numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores, os diretores da área de saúde do SINDPD/SP fizeram contato com a DRT/SP, buscando recursos para prevenir as referidas lesões.
Por meio de fiscalizações a várias empresas, verificou as condições de trabalho e as repercussões sobre a saúde desses trabalhadores. Dessa forma, foi constatada a presença de fatores que sabidamente contribuíam para o aparecimento das Lesões por Esforço Repetitivo.
Este documento não se propõe a fornecer soluções para todas as diferentes condições de trabalho existentes. Mas caracteriza a legislação em vigor e a Ergonomia como um importante instrumento para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, bem como a produtividade das empresas.