A Integralidade da Assistência à Criança na Percepção do Aluno de Graduação em Enfermagem

20 de fevereiro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Como alunos de graduação percebem a integralidade do cuidado da criança no seu processo de aprendizagem.


A integralidade das ações de saúde no contexto da infância requer que a criança seja entendida como sujeito inserido em um ambiente social e familiar, em constante interação com o meio. Mais do que considerar apenas a doença do indivíduo. A integralidade da assistência à criança envolve o olhar de modo a compreender de forma ampliada o seu contexto de vida. Assim, a preocupação com a pessoa vai além do olhar sobre o biológico, assumindo-se o compromisso de atendê-la em suas múltiplas necessidades.

Assistência a saúde da criança

Mediante a escuta, busca-se apreender as necessidades do usuário e assim aumentar, a capacidade e possibilidade dos profissionais de saúde em intervir, uma vez que se preocupam com os problemas que as pessoas demandam aos serviços de saúde.

Essa mudança de paradigma, de conceitos e práticas no cuidado à saúde das pessoas também incide na formação de profissionais de saúde, entre eles os enfermeiros. No intuito da ampliação do conceito de cuidado a ser prestado.

Assistência à Criança na Percepção do Aluno

Os alunos vivenciam desde o primeiro ano do curso o contato com a prática profissional em Unidades de Saúde da
Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Observação da atuação dos profissionais de saúde da atenção básica e início do contato com os usuários dos serviços de saúde. No segundo ano, nas UBS, são mantidas as visitas domiciliares e os alunos iniciam consultas de enfermagem e procedimentos técnicos dentro das unidades de saúde como coleta de sangue, imunização e medicação. Passando nos anos subsequentes a atuarem no cuidado clínico ao paciente hospitalizado. Em todas as oportunidades de aprendizado, o aluno é estimulado quanto ao desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, conceituais e procedimentais. Como também é instigado a pensar o cuidado prestado de modo crítico e reflexivo, quer seja ele individual ou voltado à comunidade.

Frente a essa realidade de aprendizado vivenciada pelo graduando de enfermagem. O presente estudo objetivou descrever como os alunos percebem a integralidade do cuidado prestado à criança no seu processo de aprendizagem.

Compartilhar