O atendimento Pré-Hospitalar caracteriza-se como toda assistência prestada fora do ambiente hospitalar por equipe multiprofissional. A operacionalização do APH pode se dar por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atende as pessoas em situação de urgência de origem traumática ou clínica.
O SAMU está inserido em todos os estados brasileiros, e no Mato Grosso do Sul, sua implantação ocorreu progressivamente, sendo o primeiro na capital(4) Campo Grande em 2005, em seguida, nos municípios de Três Lagoas e Dourados, ambos em 2008, e Corumbá no ano de 2011.
Leia Mais:
Entre os profissionais que atuam no SAMU estão os da equipe de Enfermagem, constituída por auxiliares e técnicos de Enfermagem e por enfermeiros. Eles devem realizar um trabalho integrado, capaz de atender a diversos atributos para que se obtenha um bom desempenho profissional em relação à assistência prestada.
Parte-se do pressuposto de que as condições e o ambiente de trabalho influenciam significativamente na saúde do trabalhador, e que o aparecimento de alterações de saúde e a evolução dos transtornos psíquicos ocorrem de forma gradativa. Por isso, é imprescindível que os profissionais que atuam no SAMU tenham sua saúde física e mental preservadas.