Vacinação Infantil

20 de janeiro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir


O “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP, chega ao seu último episódio da 1ª temporada com uma reflexão sobre um tema que ocupou grande parte da cobertura da mídia nas últimas semanas.

A consulta pública para vacinar crianças contra a COVID-19 foi uma forma de politizar as vacinas, segundo analistas. Isso agrava ainda mais um quadro que já preocupa especialistas há algum tempo, que é a queda crescente da vacinação no país.

A cobertura vacinal brasileira já foi considerada uma referência mundial. Marcado por números ruins, 2020 foi também o ano da pior cobertura vacinal em 25 anos.

A queda nos índices de vacinação vem reacendendo temores do retorno de doenças que já estavam controladas ou erradicadas, como a poliomielite, o sarampo e outras.

Neste 15º episódio e último da 1ª temporada, conversamos com a professora Ana Paula Sayuri Sato, do Departamento de Epidemiologia da FSP, sobre a cobertura vacinal infantil no Brasil. Especialista no tema, ela faz um alerta e explica como a baixa cobertura vacinal abre espaço para o retorno de doenças já controladas ou erradicadas. Os episódios do “Saúde É Pública” estão disponíveis em várias plataformas de podcasts e também no canal da FSP-USP no YouTube. Inscreva-se e não perca as entrevistas!

O “Saúde É Pública” retorna no dia 2 de março de 2022 com mais entrevistas e pautas sugeridas pelos ouvintes. Aproveite e envie seus comentários e sugestões de pautas que gostaria de ouvir na 2ª temporada.

Este episódio teve a coordenação editorial de Sylvia Miguel. Roteiro: Sylvia e Júlia Castanha dos Santos. Apresentação: Júlia e Taís Melo de Moraes Pós-edição: Taís. Artes: Júlia. Vinhetas: Cido Tavares, da Rádio USP. Orientação: Professor Eduardo Vicente, da Escola de Comunicações e Artes, a ECA USP.