Urgência e Emergência

27 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir


Especialistas da área de Urgência e Emergência debatem questões envolvendo o atendimento ao paciente crítico e alternativas para que os enfermeiros, técnicos e auxiliares da categoria possam trabalhar com mais proteção e segurança, principalmente em tempos de COVID-19.

Quando se fala em enfermagem pré-hospitalar se parece um assunto novo, porém não é. Vem de uma necessidade, e não de uma vontade. Da necessidade de como descobrir como se levar o que é necessário ao paciente mesmo quando os médicos não estão na cena, mas mesmo assim, o paciente necessita de cuidado.

Como faço para garantir que ele tenha a chance de sobrevivência?

O conceito de acesso a gente endente bem, agora “acesso oportuno” quer dizer que ele terá o que precisa, quando precisar. O enfermeiro é capaz de prestar atendimento mesmo na ausência do médico durante o pré-atendimento com condição de levar acesso oportuno. O seu atendimento é reconhecido por seus pares e agora é reconhecido e amparado por regulamentação. A enfermagem não pode continuar sendo coadjovantes nesse cenário, tem que ser protagonista.

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência

A Resolução Cofen 663/2020 vem para regulamentar a urgência e emergência. São o Marcos Regulatórios que indicam a evolução da enfermagem. Nesse período de pandemia isso fica mais evidente. Nunca se falou tanto no reconhecimento do Enfermeiro. Isso não desmerece em nenhum momento o trabalho do auxiliar ou do técnico, pois eles somam na equipe.

O Cofen regulamenta e garante o exercício profissional dos enfermeiros. Porém, se as condições de trabalho estão dificultando ou impedindo o exercício da profissão, deve-se entrar em contato por meio da ouvidoria de ser regional. Outro esclarecimento é que não existe a regulamentação da profissão de paramédicos no país.

Central de regulação de urgências (CRU)

O enfermeiro vai agregar uma nova prática de assistência compondo equipe com o técnico de enfermagem. A nossa preocupação é garantir assistência adequada a todos os pacientes críticos. Enfermeiro que está na CRU (central de regulação de urgências) deve conhecer toda a malha de serviços. Isso facilita muito as equipes que estão na ponta. Precisa conhecer até que ponto vai a sua atuação.

É normal que se solicite ajuda aos demais membros da equipe dentro de suas respectivas atuações. Os beneficiários serão diretamente as pessoas que necessitam de pré-atendimento e as equipes de SAMU que estão atuando na rua. Os serviços que ainda não possuem enfermeiros dentro da CRU precisarão se adequar.

O que nós estamos fazendo agora, é regulamentar o atendimento pré-hospitalar do enfermeiro durante o covid e tende a pressionar a regulamentação de uma atividade que independe do Cofen, porém facilita e viabiliza várias questões, inclusive políticas para a futura regulamentação, usando a resolução 633/2020 como passo inicial. O enfermeiro acompanhado pelo técnico durante esse período de pandemia podem fazer muito pelo paciente, inclusive o diferencial para salvar uma vida! A enfermagem precisa fortalecer os elos entre todas as categorias de profissionais. Nós observamos várias ações ímpares de profissionais pelo país.

O Cofen montou um gabinete de crise para gerenciar a situação do Covid e dar suporte a categoria de todas as formas possíveis.