TerritórioRua

2 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir


Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem. Ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, abaixo de marquises e viadutos. Em escadas e vãos ao relento que levam a portas fechadas. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas. Os desafios da inserção das pessoas em situação de rua são o foco do curta metragem TerritórioRua, que acaba de ser lançado no âmbito da parceria entre VideoSaúde/Icict/Fiocruz e a Plataforma de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) da Fiocruz. Está disponível na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde.

TerritórioRua é mais um título da série SUS e as clínicas da família, que traz relatos de experiências e práticas desenvolvidas por unidades de saúde da Área Programática (AP) 3.1, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A AP 3.1 localiza-se no entorno do eixo da Estrada de Ferro da Leopoldina e congrega seis regiões administrativas: Ramos, Penha, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo do Alemão e Complexo da Maré. O conjunto de bairros da AP 3.1 abriga mais de um milhão de habitantes.