Mudança de Conduta Para Procurar Ajuda Médica

28 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir


O momento de procurar atendimento médico era quando sentisse falta de ar, porém esta recomendação mudou. Veja no vídeo os motivos dessa mudança de conduta para procurar ajuda médica em relação ao Coronavírus (Covid-19).

Mudança de conduta na hora de procurar um pronto atendimento. Quando sente falta de ar não é tarde demais?

É, nós achávamos que o momento de você procurar atendimento médico é quando sentisse falta de ar.

Hoje, a gente sabe que na infecção pelo coronavírus as pessoas são muito resistentes a baixa de oxigênio no sangue. Então, a taxa de oxigênio cai e a pessoa não sente falta de ar, ou sente muito pouca.

Então, na verdade, qual é o critério que a gente tem que usar?

Você pegou o vírus, marca o primeiro dia do primeiro sintoma.

Mudança de conduta

“Ah, eu acordei e não sentia o cheiro de nada” ou “acordei meio doente”. Esse é o primeiro dia. Dá três ou quatro dias. Se você depois de três ou quatro dias começar a melhorar, a febre cai, você começa a se sentir um pouquinho mais disposto, vai segurando em casa, e enquanto estiver melhorando não tem razão para procurar atendimento médico.

Mas se depois de três ou quatro dias, você sente que a doença fica mais grave, fica mais cansado, mais debilitado, a febre se mantém, você não se sente bem, não tem apetite, aí procura um hospital. Senti que a doença tá piorando, é hora de procurar uma unidade básica de saúde, um atendimento, uma assistência médica oferecida perto de você.