1º Fórum de Enfermagem Estética da Bahia

13 de junho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir


Mais de 2.500 profissionais de enfermagem participaram do 1º Fórum de Enfermagem Estética da Bahia, promovido pelo Coren-BA, no Fiesta Convention Center em Salvador, no dia 24/01. O evento teve como objetivo promover e capacitar a atuação da enfermagem na área de estética e foi transmitido online, gratuito e com certificação para os inscritos.

“A gente sabe que este é um campo que está crescendo com oportunidades no mundo do trabalho. Então o nosso propósito é discutir suas bases legais, trocar experiências e também expor casos de sucesso na área. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais traz a legalidade para que possamos realizar procedimentos de forma segura, com base em resoluções, e o nosso objetivo é discutir essas resoluções e normas para o fortalecimento da nossa profissão”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

A enfermeira Roselaine Muner, membro do Grupo de trabalho de Estética do Cofen, destacou durante a palestra magna a sua trajetória de mais de 18 anos atuando na área. “Não é só na estética que é possível empreender, mas esta área possui uma grande fatia no bolo do empreendedorismo. Meus clientes sempre voltam não apenas porque realizo procedimentos estéticos, mas porque cuido e quem cuida é a Enfermagem”, destacou.

Roselaine também apresentou as resoluções do Cofen que tratam das bases legais do exercício da enfermagem estética. “Somos a maior classe da saúde no país e mais preparados para estes procedimentos”, disse ao destacar que para atuar na área o enfermeiro precisa ter pós-graduação lato sensu em enfermagem estética, de acordo com a legislação estabelecida pelo Ministério da Educação, além de ter no mínimo 100 horas de aulas práticas. Ela também é proprietária de clínicas de estética e de uma instituição de ensino, além de coordenadora de enfermagem estética da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética.

O Fórum também promoveu uma mesa redonda com relatos de experiências, que teve a participação das enfermeiras empreendedoras Gabriela Souza, conselheira do Coren-BA, e Cristiane Andrade. O evento ainda contou com a presença de diversos conselheiros da Autarquia.