Constrói e valida uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica.
O estudo objetivou construir e validar uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica.
Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo desenvolvimento. O vídeo educativo foi intitulado ENFERMAGEM NA ROBÓTICA: Orientações de Apoio no Perioperatório para o Enfrentamento Cirúrgico teve como essência a realização de uma revisão da literatura. O tempo de duração do vídeo foi de 7 minutos e 33 segundos.
O estudo consiste na construção e validação de um vídeo para auxiliar a Enfermagem nas orientações de apoio no período perioperatório ao paciente em procedimento cirúrgico do tipo robótico. composto por duas fases em seu delineamento: 1ª fase Revisão Integrativa para o levantamento bibliográfico (RI 2) e 2ª fase que correspondeu ao estudo metodológico (construção, validação do vídeo e elaboração do roteiro final).
O processo de produção do vídeo seguiu três etapas: a) pré-produção (sinopse ou storyline, argumento, roteiro e storyboard); b) produção e; c) pós-produção. Para a validação do roteiro sobre o conteúdo e aparência, em que a partir dos critérios, participaram 14 especialistas para a validação do conteúdo com experiência na área da temática, e 10 especialistas para validação técnica na aparência com experiência na produção de vídeos. Utilizou-se a estatística descritiva para análise das variáveis sociais e profissionais dos juízes de conteúdo e técnicos. Para a análise qualitativa os comentários e sugestões em cada bloco foram organizados em quadros.
O vídeo educativo foi avaliado quanto aos seus Objetivos, Estrutura e apresentação e Relevância. Todos os itens das três dimensões avaliadas apresentaram IVC excelentes, variando entre 0,86 a 1,00 (p>0,05), com IVCt = 0,95. Foi utilizado como ferramentas de softwares, editor inteligente de vídeo e texto. Para a elaboração do vídeo educativo o Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Audition, e Animaker. as alterações realizadas no estudo para a elaboração do vídeo educativo, estão de acordo com o referencial que fora utilizado. As sugestões propostas consideradas pertinentes foram acatadas em sua maioria, enriquecendo e quantificando ainda mais a produção do vídeo, sendo incorporada na versão final do vídeo.
Portanto, o Produto Final, decerto, conduzirá os enfermeiros em suas orientações no período perioperatório dos pacientes de Cirurgia Robótica, orientando o acolhimento dos pacientes e a correta preparação para o procedimento cirúrgico, provendo uma excelente recuperação. Percebeu-se o desprovimento na área da cirurgia para procedimento robótica, o destaque da Enfermagem para orientações perioperatórias no qual houvesse o apoio para o enfrentamento cirúrgico do paciente.
Diante disso, foi comprovado a utilidade, e importância na construção e validação de uma ferramenta de tecnologia do tipo vídeo educativo para orientação no perioperatório de cirurgia robótica.