Validação de diploma de Enfermagem no Canadá

9 de outubro de 2017 por filipesoaresImprimir Imprimir


É enfermeiro ou enfermeira e gostaria de vir para o Canadá e poder trabalhar na área de enfermagem? Então confira o vídeo com uma convidada que está fazendo a validação do diploma dela aqui em Vancouver! E-mail de contato da Denize: denizearcanjo23@gmail.com

Trabalhar com Enfermagem no Canadá

A profissão é regulamentada em todo o país e o registro pela faculdade de enfermagem regulamentar ou associação da província é exigido. Quem almeja trabalhar como enfermeiro no Canadá atuando no maior grupo de profissionais na área da saúde canadense precisa cumprir as exigências da associação responsável para o exercício legal da profissão no país, conforme descrito mais a diante no texto.

A perspectiva apresentada pelo Job Bank é tão positiva que, até para quem ainda está na fase do ensino médio no Brasil e pensa em estudar no exterior, mais especificamente fazer uma Universidade no Canadá, é beneficiado no cenário para os próximos 10 anos.

Demanda por profissionais de Enfermagem

A previsão é que a demanda seja de 156.576 ofertas de emprego para 110. candidatos, no período entre os anos de 2013 e 2022 e que essa escassez deve permanecer nos anos seguintes.

Embora o estudo aponte ainda um numero positivo de formandos na área e imigrantes com perfil para trabalhar como enfermeiros no Canadá, existirão vagas a preencher pela falta de gente capacitada, já que cada vez mais a prática da enfermagem vem ganhando outras responsabilidades e a tendência é que os investimentos em saúde púbica de cada província aumente o nível de exigência nos processos seletivos.

A média salarial semanal de um enfermeiro no Canadá varia muito entre as províncias, mas de acordo com o site do governo, é de C$ 860,00. Dentro das variações, os salários semanais que chamam atenção são os da Província de Alberta: C$1.162,12, Newfoundland and Labrador: C$1.019,61, Saskatchewan: C$977,35, Ontario: C$965,43, British Columbia: C$907,00. Nos últimos 5 anos o crescimento salarial atingiu o impressionante índice de 14,5%.

Validação de diploma

Cada província tem seu processo de regulamentação, seja ela realizada pela faculdade ou associação, por isso, é importante pesquisar muito os detalhes para agir corretamente com a documentação e validação de diploma. A lista de associações e outras informações podem ser consultadas no site da Canadian Nurses Association (CAN).

Mas é importante esclarecer que, quando se fala em províncias inglesas, o inicio do processo de validação de diploma é realizado por meio do NNAS (National Nursing Assessment Service). Logo, a documentação que identifica, comprova a formação e dá inicio a validação de diploma no Canadá é recebida por esse órgão, que é geral para o país e específico para a área de enfermagem. Fica para a província então receber o processo encaminhado com documentos validados e aplicar suas regras e proceder com os testes e exames necessários que identificam se o candidato é elegível ou não para exercer a profissão na área de enfermagem.

De forma geral, a validação de diploma é considerado um processo longo, quando comparado com a aplicação de visto com proposta de trabalho em outras funções, levando de 3 a 6 meses, em alguns casos até 1 ano, com parte inicial feita no Brasil (envio de documentos) e duas etapas finais realizadas no Canadá.

Experiência para sair na frente

Profissionais com experiência na área e fluência em inglês, ou francês para o Quebec, têm chances aumentadas nas oportunidades de trabalho. Lembrando que as notas são altas, o que dá para entender, já que o exercício da profissão exige a execução do exame nacional de enfermagem CPNRE (Canadian Practical Nurse Registration Exam) ou o NCLEX-RN – que no Quebec é aplicado em nível teórico e prático (comparado ao teste da OAB, que autoriza o formado a advogar).

A finalidade do teste nacional é medir o nível de conhecimento do profissional. O exame exige preparação e o candidato tem três chances para passar. Durante o tempo de preparação é permitido trabalhar em empregos temporários, onde o acompanhamento de outro profissional é necessário, como acontece em um estágio. Esse procedimento não é valido a todas as províncias, mas já é uma oportunidade de ganhar experiência e dinheiro para se manter-se no país enquanto não se insere no mercado de trabalho de fato.

Fonte: [1]

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/