Apresenta uma compilação das Condutas Baseadas em Evidências sobre Medicamentos Utilizados em Atenção Primária à Saúde.
O sucesso terapêutico no tratamento de doenças depende de bases que permitam a escolha do tratamento, medicamentoso e/ou não medicamentoso, a seleção do medicamento de forma científica e racional, considerando sua efetividade, segurança e custo, bem como a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna, a dispensação em condições adequadas e a utilização pelo usuário de forma adequada. Dessa forma, as decisões clínicas e as relações estabelecidas entre os profissionais e usuários são determinantes para a efetividade terapêutica.
No intuito de contribuir para a tomada de decisão terapêutica, este documento técnico apresenta uma compilação das Condutas Baseadas em Evidências sobre Medicamentos Utilizados em Atenção Primária à Saúde, constantes no Módulo de Informações do HÓRUS – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, desenvolvido e disponibilizado pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros com vista ao aperfeiçoamento da gestão da Assistência Farmacêutica e à qualificação do atendimento prestado aos usuários.
Esta publicação, destinada aos profissionais de saúde, foi organizada em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. Os textos constantes nesta obra foram elaborados no período de setembro de 2010 a maio de 2011, em continuidade aos Temas Selecionados publicados entre 2003 e 2007.
As condutas aqui descritas foram elaboradas sob a óptica do paradigma da saúde baseada em evidência, abrangendo manifestações clínicas frequentes e doenças prioritárias. Reúnem informações sobre indicação, seleção, prescrição, monitoramento de benefícios e riscos, bem como potenciais interações com medicamentos e alimentos, baseados em conhecimentos sólidos, independentes e atualizados. Dessa forma, vislumbra-se que orientem as práticas a fim de contribuir para a racionalidade na utilização dos medicamentos.