Teoria de Enfermagem de Médio Alcance Para o Cuidado Transpessoal Domiciliar

22 de maio de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói uma teoria de Enfermagem de médio alcance para o cuidado transpessoal domiciliar.


Pesquisa teórica com o objetivo de construir uma teoria de enfermagem de médio alcance para o cuidado transpessoal domiciliar, realizada no período de 2018 a 2021, na qual foram adotadas as estratégias para desenvolvimento de teorias propostas por Walker e Avant (2019), isto é, análise de conceito, síntese e derivação.

Acompanhamento domiciliar de Enfermagem

Foto: Internet / Divulgação.

Para auxílio da primeira etapa foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura. Após a identificação da pergunta de pesquisa, deu-se o estabelecimento das etapas seguindo os descritores “Home care services”, “Home Nursing” e “Nursing Care”. Foi realizada busca controlada nas bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Pubmed-National Library, Science Direct, Oasis Br, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Bases de Dados de Enfermagem. Dessa revisão integrativa da literatura, resultaram 59 estudos que subsidiaram a elaboração do conceito. O conceito e as afirmações ao serem analisados e sintetizados, foram construídos por meio da derivação do referencial teórico da Ciência do Cuidado Unitário de Jean Watson.

Após a realização da análise do conceito do cuidado domiciliar, o seguinte conceito foi construído: cuidado desenvolvido no ambiente do domicílio pela enfermagem e equipe interprofissional, do nascimento à terminalidade, que inclui a interligação entre aquele que cuida e aquele que é cuidado, utilizando o processo de cuidar com vistas ao healing. Requer reconhecer as peculiaridades do contexto domiciliar, da família e rede social de apoio com planejamento, conhecimento, habilidades técnico-científicas, respeito às crenças, cultura e aos valores individuais. Após, identificaram-se outros conceitos relacionados ao cuidado domiciliar, ou seja: saúde, ser humano, ambiente, cuidador, família, rede social de apoio, segurança do ser cuidado no domicílio e formação profissional. Na sequência, deu-se a síntese das afirmações entre os conceitos com a construção dos pressupostos e proposições, e a modelagem final da teoria de médio alcance para o cuidado transpessoal domiciliar, com as manifestações de cuidado para este contexto.

Acredita-se que a teoria de enfermagem de médio alcance para o cuidado transpessoal domiciliar irá contribuir para os cuidados realizados no domicílio ao ser cuidado, cuidador e família, respondendo às necessidades fisiológicas, psicológicas, socioculturais, desenvolvimentais e espirituais. Pode ser adotada em diferentes contextos de domicílio, grupos populacionais e em todo o ciclo de vida. No entanto, torna-se necessário, futuramente, uma validação teórica e empírica, para que seus conceitos, pressupostos, proposições e manifestações de cuidado sejam validados, refutados ou renovados.

Compartilhar