Propõe um protótipo de um software para o dimensionamento do quantitativo de enfermeiros, na assistência hospitalar obstétrica.
Teve como objetivo propor um protótipo de um software para o dimensionamento do quantitativo de enfermeiros, na assistência hospitalar obstétrica, pois o dimensionamento dos enfermeiros que atuam nesta área, na maioria das instituições brasileiras, são realizados de maneira empírica.
Definido como estudo de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, com os procedimentos operacionais da pesquisa constituídos em três etapas, sendo elas: a primeira por uma revisão integrativa e uma revisão sistemática; a segunda seleção dos indicadores do instrumento e sua validação; a terceira de estruturação, adequações e registro. Os resultados são apresentados em quatro manuscritos, cujos títulos são: Tecnologias Publicadas na Revista Brasileira de Enfermagem: estudo de revisão; Enfermeiros para o Cuidado no Pré-parto, Parto e Pós-parto: Revisão Sistemática; Validação do Instrumento com Indicadores para o Software de Dimensionamento de Enfermeiros na Assistência Obstétrica Hospitalar, com resultado do Alfa de Cronbach de 0,76 e o Índice de Validade de Conteúdo de 0,89, e o Software para Dimensionamento de Enfermeiros na Assistência Obstétrica Hospitalar. Este último manuscrito, representa a terceira etapa do método e trata do desenvolvimento de um protótipo de software, denominado ?Nursing Sizing?. Concretizado o processo de planejamento, com definição das funcionalidades, os manuseios dos usuários cadastrados e ações do administrador, realizando avaliação das informações de maneira situacionalmente. Esta tecnologia contém indicadores e cálculos normativos, definidos pelos requisitos, conceitos e funcionalidades. Realizado o processo de registro do software ?Nursing Sizing? junto ao Instituto Nacional da Pesquisa da Propriedade Industrial do Brasil, número BR512019002501-6, com data da criação 05-09-2019 e obtenção 05-11-2019.
O enfermeiro é detentor de conhecimento, para produzir tecnologias no cuidado de enfermagem. Assim, deve ser reconhecido como criador, e não apenas um consumidor destas, idealizando e inovando com novas propostas fundamentadas em diferentes saberes. No caso de tecnologias denominadas de tecnologias de informação, há o requerimento básico da contratação de profissionais de informática, haja vista as distintas competências e saberes. No estudo de revisão pode-se verificar a escassez de trabalhos, que abordem o assunto dimensionamento em unidades hospitalares obstétricas, inclusive a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem no 543/2017 que não atende as especificidades da assistência obstétrica hospitalar.
Este software contribui para que o dimensionamento dos enfermeiros, que trabalham em assistência obstétrica hospitalar, sejam conduzidos respeitando as especificidades e os resultados dos serviços, superando as definições realizadas de maneira empírica ou não precisas e, assim, conduzindo a gestão da enfermagem com os saberes historicamente construídos.