Constrói um protótipo de tecnologia educativa, do tipo jogo sério, voltado para a simulação de procedimentos da consulta de Enfermagem ao paciente com diabetes, na Atenção Primária.
O avanço tecnológico vem modificando as relações entre ensino e aprendizagem, transformando o modelo tradicionalista para um novo paradigma cujos pilares envolvem inovações em saúde e são acompanhados pela contemporaneidade. No contexto do ensino na saúde, diversas tecnologias educacionais são utilizadas para tratar do tema Diabetes Mellitus (DM) com estudantes durante o seu processo formativo.
O estudo tem como objetivo do presente estudo foi construir um protótipo de tecnologia educativa, do tipo jogo sério, voltado para a simulação de procedimentos da consulta de Enfermagem ao paciente com diabetes, na Atenção Primária.
Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico de um protótipo, onde utilizou-se o Método Misto para a construção de uma tecnologia virtual, com validação de conteúdo e aparência do junto aos juízes. Os dados coletados foram organizados em tabelas, quadros e figuras, sendo analisados estatisticamente pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O resultado do IVC revelou, em relação ao conteúdo e a aparência, uma média de concordância de 94%. Acredita-se que os objetivos deste estudo foram inteiramente alcançados com o desenvolvimento do Enfermapp e sua avaliação pelos juízes especialistas.
Espera-se, com a tecnologia, ampliar o uso de ferramentas pedagógicas virtuais, melhorar a qualidade da transmissão do conteúdo neste tema, despertar o senso crítico e reflexivo do aluno, favorecendo a formação de profissionais preparados para avaliar, sistematizar e com maior poder de decisão.