Serviço de Transplante Hepático em um Hospital Universitário: Olhar Bioética Social

13 de março de 2017 por filipesoaresImprimir Imprimir


O Brasil é em suma o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano e, destes, mais de 90% ocorrem pelo Sistema Único de Saúde. Em um contexto de aprimoramento de sua organização social, o programa de transplantes é considerado uma referência internacional da saúde pública brasileira por tratar-se de um sistema avançado e organizado, justo e igualitário no seu propósito. Dentre os tipos de transplantes, a consolidação do sucesso do Transplante Hepático se dá pela qualidade e expectativa de vida alcançada pelas pessoas submetidas à técnica.

Leia Mais:

Transplantes de órgãos e tecidos

Bem como as instituições públicas que realizam transplantes de órgãos e tecidos estão os Hospitais Universitários (HU). Os HUs foram concebidos para serem centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia e pesquisa na área da saúde. Oferece à população abrangência e melhores padrões de atendimento pelo SUS.

Assim que a complexidade do procedimento de TH e suas repercussões na e para as políticas públicas, os investimentos financeiros, estruturais e humanos suscitaram a pertinência de efetivar-se. Uma análise na perspectiva da Bioética Social. A Bioética Social é oriunda de uma revisão crítica da Bioética Principialista, fomentada pela necessidade de se considerar as diferentes realidades culturais e sociais.

Compartilhar