Sepse: Um Problema de Saúde Pública

2 de fevereiro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

A atuação e colaboração da Enfermagem na rápida identificação e tratamento da doença.


A sepse provoca anualmente milhões de mortes em todo o mundo. É sabido que a detecção precoce mostra-se fundamental para o tratamento adequado e também maiores chances de cura. Neste cenário, a capacitação do time de enfermagem para a identificação de sinais e sintomas é primordial, por ser a categoria que está presente em todas as etapas da assistência à saúde. Na tentativa de contribuir com a identificação precoce, bem como a redução da sepse, o Coren-SP lança a terceira edição da publicação “SEPSE: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA”. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Latino Americano para Estudos da SEPSE (ILAS), uma referência em estudos e disseminação de conhecimentos acerca da temática.

A atuação e colaboração da Enfermagem na rápida identificação e tratamento da doença.

A atuação e colaboração da Enfermagem na rápida identificação e tratamento da doença.

Incentivar o aprimoramento constante da enfermagem é um dos compromissos do Coren-SP, sendo esse um caminho importante para a promoção de uma assistência segura. Quando se trata de sepse, o processo de formação se torna ainda mais fundamental, devido à necessidade de uma mudança de cultura nas instituições e na equipe multiprofissional, para a sistematização das condutas de manejo do paciente séptico. Preparar os profissionais de enfermagem para participarem ativamente do tratamento precoce pode transformar realidades e alterar desfechos.

O Coren-SP, em parceria com o ILAS, espera que, assim como nas edições anteriores, essa publicação contribua com a estruturação de uma assistência voltada ao tratamento adequado da sepse. Esperamos que a enfermagem possa se empoderar dessa ferramenta, valorizando suas competências técnicas e reforçando a importância do seu protagonismo na linha de frente do cuidado.

Compartilhar