Edição traz ainda entrevista com a presidente do Cofen, Betânia Santos.
Foi publicada a edição especial da Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva com artigos científicos sobre os resultados da pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)”. Com financiamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o estudo foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB) e pela Rede de Pesquisadores da Enfermagem.
A pesquisa contou com a participação de 7.308 profissionais de todo o país. Os resultados do estudo estabelecem uma verdadeira radiografia da saúde pública brasileira e revelam o protagonismo da categoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A edição traz ainda uma entrevista com a presidente do Cofen, Betânia Santos, sobre a iniciativa de realização da pesquisa e a relevância dos dados obtidos para o aumento da autonomia e da valorização da Enfermagem. “Conhecer e documentar essas práticas fortalece a atuação dos profissionais, respalda seu trabalho, traz voz e visibilidade. As práticas avançadas de Enfermagem são uma realidade no Brasil, sobretudo na Atenção Primária à Saúde, tanto por meio de protocolos, quanto na própria concepção de equipes multidisciplinares nas quais o enfermeiro é peça-chave tanto na assistência quanto na gestão dos trabalhos”, destaca em trecho.
Além do relatório, a pesquisa disponibiliza um site com gráficos detalhados para divulgar o conhecimento de forma ampla e visual, com o objetivo de fomentar outros trabalhos sobre a temática. O estudo teve como parceiros estratégicos o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a Associação Brasileira de Enfermagem da Família e Comunidade (ABEFACO), a Organização Panamericana de Saúde (OPAS – Brasil) e os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) de todo o país.
“A pesquisa chegou ao seu final empírico, mas seus resultados ainda reverberam em produtos de comunicação científica nacional e internacionalmente, seja em formato de livro, evento científico e seus anais, bem como releases e artigos científicos, a exemplo desta edição especial da Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva”, afirma Fátima Sousa, coordenadora nacional da pesquisa.
Aconteceu, na última sexta-feira (31), o seminário internacional “Práticas das Enfermeiras e Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS): conjugação singulares e plurais”, com a participação de representantes do Brasil, da Colômbia, do Uruguai, do Peru e México. Na ocasião, foram apresentados os relatórios finais da pesquisa. Durante o encontro, os coordenadores da pesquisa nas cinco regiões do país tiveram a oportunidade de apresentar os resultados levantados em cada unidade da federação.
Além dos resultados da pesquisa, foram lançados produtos científicos, como as edições especiais da Revista Enfermagem em Foco, publicação do Cofen e o livro “Práticas das Enfermeiras e Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS): Conjugações Singulares e Plurais.” (versões impressa e em e-book).