Avalia a evolução dos indicadores clínicos que caracterizam a permeabilidade das vias aéreas em pacientes no pós-operatório de cirurgias toracoabdominais e analisar sua relação com a ocorrência do diagnóstico “desobstrução ineficaz das vias aéreas”.
O período pós-operatório (PO) representa uma fase crítica na qual o paciente necessita de cuidados complexos, com enfoque na prevenção e detecção de complicações provenientes do ato anestésico e cirúrgico, que visam uma recuperação segura. Essa criticidade decorre de alterações fisiológicas advindas do processo cirúrgico, principalmente as de origem respiratória, sobretudo quando o procedimento é realizado nas regiões torácica e abdominal alta, pois esse tipo de cirurgia interfere de forma direta na mecânica pulmonar, causando distúrbios ventilatórios.
A NANDA Internacional, Inc. (NANDA-I) consiste em um dos sistemas de classificação de diagnósticos de enfermagem mais difundidos no mundo e permite qualificar o cuidado e propiciar visibilidade ao trabalho de enfermagem. Contudo esse sistema liga-se a mais duas taxonomias. A Classificação das intervenções da enfermagem (NIC). Que agrupa as intervenções e atividades de enfermagem, e a Classificação dos resultados de enfermagem (NOC), que avalia os resultados de enfermagem. Essas terminologias se complementam e são empregadas nas etapas do processo de enfermagem, proporcionando uma linguagem padronizada e uniformidade na assistência prestada.
A NOC pode ser utilizada pelos profissionais da enfermagem para monitorar e supervisionar os cuidados implementados para garantir uma assistência de qualidade ao paciente. Sua utilização facilita a identificação de alterações no estado de saúde real ou potencial da pessoa, família ou comunidade. Pela variação de uma pontuação ao longo do período de cuidados. O que possibilita monitorar a melhora, piora ou estagnação do estado do paciente mediante as ações de enfermagem executadas.
Na implementação do processo de enfermagem, os resultados estão intimamente ligados aos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I. A ligação entre as taxonomias NANDA-I e NOC sugere uma relação entre os problemas identificados como reais ou potenciais no paciente e as respostas que se espera alcançar por meio de ações de cuidado. Desse modo, a taxonomia NOC pode ser utilizada em conjunto com os diagnósticos da NANDA-I no planejamento da assistência de enfermagem para que o processo de cuidar do paciente no período pós-operatório seja baseado em suas necessidades.