Apreende as percepções de adolescentes acerca da gestação.
Pelas características fisiológicas e psicológicas da adolescência, uma gravidez nessa fase apresenta um grande potencial de se tornar uma gestação de risco. As complicações associadas à experiência de gravidez na adolescência são: tentativas de abortamento, anemia, desnutrição, sobrepeso, hipertensão e depressão pós-parto.
Especialistas destacam que 25% de 1,1 milhão de adolescentes parturientes de 15 a 19 anos no Brasil já possuem um filho. Constatou-se que a maioria delas diz que a sucessiva gravidez não foi um evento planejado, tornando então essa situação preocupante. A negligência quanto à contracepção é um dos principais fatores da recorrência da gravidez entre jovens; nove entre dez adolescentes têm possibilidade de engravidar novamente dentro de um ano, caso não haja utilização de algum método contraceptivo.
Durante vivências acadêmicas nos hospitais de referência em atendimentos materno-infantil e Unidades Básicas de Saúde da região metropolitana de Belém-PA, observou-se quantitativo significativo de adolescentes acompanhadas em período gravídico-puerperal referente à segunda gestação ou mais. Observava-se também o expressivo quantitativo de adolescentes que não compreendiam, de forma adequada, orientações fornecidas. Tal constatação levou ao estudo da exploração dessa situação com o objetivo de apreender percepções das adolescentes acerca da gestação nessa fase da vida.