Rede de Atenção à Saúde Mental: Enfermagem Solidária

8 de fevereiro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Coletânea rica de saberes e experiências vivenciados por profissionais de Enfermagem ao longo do período pandêmico.


A leitura do livro, assim como compartilhar os capítulos com os autores, permitem-me garantir que a obra é de grande valia para a formação profissional e o exercício da Enfermagem.

Rede de Atenção à Saúde Mental: Enfermagem Solidária

O Brasil enfrentou a pandemia covid-19 por cerca de dois anos. O impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros.

Desde o começo da pandemia, os profissionais de Enfermagem na linha de frente contra o novo coronavírus enfrentaram situações extremas de esgotamento físico e mental, que se tornaram mais agudas nos picos da pandemia (hospitais sobrecarregados, falta de equipamentos de segurança, ausência de medicamentos para intubar pacientes, entre outros). Esses trabalhadores também viveram com o medo de serem vítimas da covid-19 e lidaram com a saudade de colegas que morreram em decorrência da doença.

Buscando mitigar o sofrimento emocional dos profissionais de Enfermagem que atuaram na linha de frente da covid–19, o Programa Enfermagem Solidária, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), teve início no dia 26 de março de, obtendo êxito ao longo de dois anos de pandemia. O atendimento foi oferecido vinte e quatro horas por dia, por meio de chat on-line, atendendo cerca de 130 profissionais de Enfermagem por dia.

Enfermeiras e enfermeiros voluntários, doutores, mestres e especialistas em saúde mental formaram um grupo ativo para os atendimentos no programa, e este e-book evidencia uma coletânea rica de saberes e experiências vivenciados por esses profissionais ao longo do período pandêmico.

O acolhimento e a escuta qualificada reafirmam ser a base da assistência de Enfermagem em Saúde Mental às pessoas em sofrimento emocional que expressaram exacerbação das emoções durante a pandemia. Ante essa realidade, os autores inovaram o atendimento em saúde mental dos profissionais da categoria ao produzirem formas de cuidar que contribuíram para qualificar o acolhimento e a escuta empática. Esses relatos estão traçados neste importante documento.

Compartilhar