Qualidade da Formação Em Enfermagem: Análise a Partir de Dados do Sistema Nacional de Avaliação

7 de fevereiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa a qualidade da formação em Enfermagem no Ceará, Brasil.


A educação em Enfermagem no Brasil vem passando por transformações significativas, sobretudo induzidas pelas demandas dos diferentes cenários de produção da saúde e dos problemas, cada vez mais complexos, que estes abrigam. Como expressão dessas mudanças, as políticas públicas de educação têm tensionado uma expressiva expansão da educação superior em Enfermagem, por meio do aumento do número de cursos e vagas na graduação.

Qualidade da Formação Em Enfermagem: Análise a Partir de Dados do Sistema Nacional de Avaliação

Qualidade da Formação Em Enfermagem: Análise a Partir de Dados do Sistema Nacional de Avaliação. Foto: Divulgação.

Essa expansão tem repercutido em desafios para a formação, dentre estes a manutenção da qualidade, pois acredita-se que, quando se possibilitou a ampliação quantitativa de instituições de ensino e o aumento do número de cursos e vagas, favoreceu-se uma formação mais susceptível a fragilidades, sobretudo pela discreta participação da pesquisa e da extensão nesse processo, além da proliferação de cursos e instituições, muitos deles, distantes da ideia de universidade e de padrões mínimos de qualidade.
Um estudo de revisão apontou que são escassos os estudos que discutem a qualidade da formação em Enfermagem, no Brasil e no mundo. No Estado do Ceará, apenas um estudo foi encontrado, revelando a necessidade de se conhecer, refletir e discutir sobre o cenário atual de formação dos futuros enfermeiros, sobretudo quanto à qualidade desse processo.
Este estudo objetiva analisar a qualidade da formação em Enfermagem a partir da caracterização das graduações no Estado do Ceará, considerando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
Compartilhar