Desenvolve um protocolo de cuidados de Enfermagem voltado a pacientes adultos vítimas de queimadura.
Este estudo apresenta o desenvolvimento de um protocolo de cuidados de enfermagem voltado a pacientes adultos vítimas de queimadura, em hospital de referência no Norte do Brasil.
Teve como objetivo desenvolver um protocolo de cuidados de enfermagem voltado a pacientes adultos vítimas de queimadura. Trata-se de pesquisa metodológica de produção tecnológica assistencial, realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022, constituída por três etapas: 1. diagnóstico situacional para estabelecer a estrutura conceitual e definir os objetivos do protocolo e revisão de literatura pertinentes ao tema proposto; 2. construção do instrumento; 3. validação de conteúdo por especialistas, utilizando-se do instrumento de validação baseado no Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation II (AGREE II), e análise de aplicabilidade.
Como resultado, o protocolo de cuidados de enfermagem a vítimas de queimaduras foi organizado em forma de recomendações apresentadas em seis capítulos, que aborda os seguintes temas: admissão dos pacientes na unidade; controle da dor; processo de cicatrização; cuidados com a ferida; prevenção de infecções; e reabilitação e orientações para alta hospitalar. A validação de conteúdo foi realizada com IVC máximo em 19 itens do instrumento de validação. O teste de Kappa foi realizado para a avaliação do protocolo pela equipe de enfermagem, obteve-se percentual total de concordância de 90,26%, com coeficiente Kappa igual a 0,81, podendo-se considerar concordância quase perfeita.
Conclui-se que, com o protocolo de cuidados, por meio do uso deste, será possível sistematizar o cuidado, possibilitando avaliação clínica, orientando as ações necessárias, fortalecendo a prática clínica, evitando possíveis riscos e erros. A tecnologia desenvolvida, possui a replicabilidade e capacidade de cumprir o propósito de auxiliar a equipe de enfermagem na identificação dos cuidados de enfermagem necessários para o paciente vítima de queimadura, traçando estratégias e reordenando a execução da assistência de enfermagem, proporcionando maior segurança aos pacientes e caracterizando-se como novo método para educação em saúde, além da abrangência nacional e do impacto gerado pela implementação e utilização que do protocolo de cuidados de enfermagem direcionado a pacientes queimados pode gerar na instituição de saúde.