Protocolo de higienização de profissional de saúde no domicílio.
As medidas de higiene básica são primordiais para o controle e redução da propagação e se mostram efetivas, não apenas da COVID-19, como também de diversos patógenos que hoje estão no meio comum da comunidade. Medidas estas como higienização das mãos com água e sabão ou soluções antissépticas, higiene corporal e capilar, limpeza dos ambientes domésticos e das roupas reduzem consideravelmente as doenças e já é conhecida pela Enfermagem há séculos.
Em várias situações, os patógenos são transportados pelos profissionais de saúde do ambiente hospitalar para o comunitário e, principalmente o doméstico. Por tanto, exige-se redobrado esforço destes profissionais com o cuidado ao chegar a casa com o processo de descontaminação de roupas e acessórios e maior atenção ainda no período pandêmico da COVID-19.
Entretanto, em um levantamento de dados realizado pelos autores nos meses de abril e maio com a estratégia de busca ((“COVID 19” or “coronavírus” or “infecções por coronavírus” or “sars-cov-2”) and “prevenção & controle” and “pessoal da saúde”), foi encontrado um total de 87 produções completas em português, inglês e espanhol. Porém nenhuma aborda um protocolo que os profissionais da saúde devam realizar para higienização em domicílio, o que justifica desenvolver um protocolo padronizado. Portanto, este estudo é relevante por ser inovador na temática, além de ser extremamente necessária na atual pandemia, ampliando as ações de controle da COVID-19 e favorecendo o desenvolvimento científico.
Para solucionar o problema da contaminação dos profissionais de saúde e seus familiares, este trabalho tem como objetivo desenvolver um protocolo de higienização no domicílio de profissional de saúde com fundamentação científica, a fim de padronizar o processo, facilitando a completa higienização e redução da propagação de patógenos. Também, desenvolver uma lista de checagem (checklist) das etapas a serem realizadas pelo profissional de saúde para sua descontaminação, por ordem de sequência, baseada no protocolo desenvolvido.