Recomendações para o trabalho de cada profissional, de acordo com sua competência técnica, orientando as ações relacionadas à Saúde da Mulher.
O cuidado com a saúde da mulher implica uma abordagem integral com base em suas necessidades, física, mental e social. A Linha de Cuidados inclui ações de promoção e prevenção da saúde, além do diagnóstico e tratamento adequado aos problemas que possam vir a ocorrer desde o início da vida sexual reprodutiva, durante a gestação, parto e puerpério, bem como no período de climatério e menopausa.
O Protocolo Assistencial da Saúde da Mulher na Atenção Primária traz recomendações para o trabalho de cada profissional, de acordo com sua competência técnica, orientando as ações relacionadas à Saúde da Mulher. Espera-se ainda que seja instrumento de aproximação da gestão da Atenção à Saúde com o cotidiano das equipes, promovendo uma constante troca de experiências, uniformizando condutas, em busca da melhoria da assistência prestada às mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).
O acolhimento da mulher deve preferencialmente ser na Unidade Básica de Saúde – UBS, mas pode acontecer também nas UPAs, Centros de Especialidades ou Centro Materno Infantil e deve ser realizado por meio de uma escuta orientada para as suas necessidades e demandas.
O acolhimento é o momento oportuno para oferecer ações de prevenção e promoção de saúde dentro da Linha de Cuidados.