Protocolo de Admissão do Idoso no Setor de Emergência

19 de agosto de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Propõe um protocolo de cuidado ao idoso atendido no serviço de emergência.


Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), desenvolvida no serviço de emergência de um hospital referência no atendimento gerontológico. Teve como objetivo propor um protocolo de cuidado ao idoso atendido no serviço de emergência. Os participantes foram 11 enfermeiros, sendo seis enfermeiros assistenciais do setor de emergência e cinco enfermeiros coordenadores.

Protocolo de Admissão do Idoso no Setor de Emergência

A coleta de dados foi desenvolvida em três etapas: entrevista, observação participante e oficina de grupo operativo. Os dados obtidos nas entrevistas foram analisados de acordo com referencial do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados da observação participante e da oficina de grupo operativo foram apresentados de forma descritiva e discutidos conforme literatura pertinente. As entrevistas resultaram na construção dos DSC sobre a gestão do cuidado do idoso no setor de emergência, dos quais emergiram dois temas centrais: “As práticas de cuidado ao idoso na urgência/emergência” e “Multidimensões do cuidado ao idoso no setor de emergência”.

A observação participante resultou na identificação de nove ações de cuidado realizadas pelos enfermeiros: passagem de plantão; rotinas administrativas; rotinas de cuidado; supervisão da equipe de enfermagem; admissão do paciente: transferência do paciente de setor; encaminhamento do paciente para exames de imagem; atendimentos de emergência; educação em saúde. A partir das falas dos participantes na oficina verificou-se que eles compreendem que o cuidado do idoso no setor de emergência deve ter como base o conhecimento, humanização e o foco no paciente, e como elementos estruturais a capacitação da equipe, comprometimento, respeito, paciência, escuta ativa e olhar crítico. Esse conjunto é apontado como chave para alcance da excelência do cuidado.

Os resultados das três etapas subsidiaram a elaboração e validação de um protocolo de admissão do idoso, sendo este o principal produto deste estudo. O cuidado do idoso no setor de emergência foi apontado como um desafio para os profissionais, tanto no que ser refere às especificidades do cuidado, quanto à organização do processo de trabalho. Nesse sentido, a elaboração do protocolo admissão é uma maneira de padronizar esse processo e fornecer as diretrizes necessárias para se alcançar um cuidado de excelência. A PCA permitiu integrar a pesquisa e o campo de prática, evidenciando o quanto essa abordagem pode contribuir para o aprimoramento da prática profissional de enfermagem.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/