Descreve a tradução para a língua portuguesa de site espanhol sobre Covid-19.
A pandemia da COVID-19 gerou enorme preocupação do mundo todo pela alta transmissibilidade, capacidade de sobrecarregar os serviços de saúde e letalidade associada. Como forma de mitigar esses efeitos, os governos da China e Estado, local do início da pandemia, adotaram medidas como quarentena, redução do uso de serviços públicos, transporte e cancelamento temporário do trabalho e da escola.
No Brasil, a Portaria no 356 do Ministério da Saúde dis- põe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19.
A sobrecarga no atendimento dos pacientes vitimados pela COVID-19 gera uma situação extrema e estressante para os profissionais relacionada à múltiplos fatores como alarme social. Falta de recursos. Saturação dos serviços. Incerteza. Transformando-o em segunda vítima deste fenômeno.
Segunda vítima não se refere apenas aos profissionais envolvidos em casos de eventos adversos. Mas também em casos de morte do paciente ou resultado não esperado do tratamento. Os gatilhos desencadeantes de sintomas emocionais prejudiciais podem ser situações semelhantes a casos anteriores. Familiar que vivenciou situação similar ou mesmo apego ao paciente. Gerando desgaste emocional ou mesmo físico do profissional.
Para auxiliar os profissionais e gestores de saúde. Um grupo de profissionais de saúde e acadêmicos de universidades de diferentes comunidades autônomas da Espanha. Envolvidos no projeto segundas vítimas (FIS referências PI13 / 0473 e PI13 / 01220) elaborou um site (https://segundasvictimasCOVID19.umh.es/p/inicio.html) identificando situações problema e recursos necessários para o enfrentamento. Extensíveis a sistemas de saúde de outros países que, também, enfrentam a pandemia.
Assim, este estudo teve como objetivo relatar a experiência no desenvolvimento do projeto de extensão da tradução e postagem do site espanhol Segundas Victimas del Convid-19 para o português.