Produção de Informações para Tomada de Decisão Durante a Pandemia de Covid-19

27 de novembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Narra a experiência de um grupo de pesquisadores e gestores construindo materiais informativos a partir dos dados epidemiológicos dos casos de covid-19 em Sobral – CE.


Desde dezembro de 2019, quando a China identificou o novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia de covid-19, a humanidade tem enfrentado uma grave crise sanitária global. O aumento do número de casos rapidamente caracterizou a infecção como um surto, de modo que, no final de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a situação como uma emergência em saúde pública de interesse internacional.

Abordagem Passo a Passo para Reabertura de Instituição de Ensino Superior Brasileira na Pandemia de Covid-19

Foto: Divulgação.

A pandemia do covid-19 é um grave problema de saúde pública, afetando populações em todo o mundo e está associada a uma mortalidade relativamente maior entre idosos, com taxas variando de 3,6% a 14,8%.
Muitos países implementaram uma série de intervenções para reduzir a transmissão do vírus e frear a rápida evolução da pandemia. Na China, a flexibilização foi acompanhada de um monitoramento rigoroso da situação epidemiológica com informatização dos dados, de modo a permitir sua rápida reversão caso o número de casos volte a crescer. Isso, sem dúvida, ajudará a estabelecer estratégias em outros países.
O primeiro caso de infecção no Brasil pelo novo coronavírus foi notificado pelo Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, e todo país a partir desse momento entrou em alerta.(6) Porém, daí em diante, novos casos foram surgindo em todas as regiões, os primeiros casos de covid-19 iniciaram-se nas capitais ou em grandes centros urbanos e, gradativamente, avançaram para o interior dos estados e periferias.
Nas primeiras semanas após a declaração da pandemia, a informação para a população brasileira foi um dos fatores mais críticos por conta das Fake News. De forma correta ou não, os dados apresentados com frequência pela equipe do Ministério da Saúde ofereciam aos cidadãos uma sensação de segurança, de se sentirem por dentro de como estava o país e de como sua participação era importante para o futuro da saúde nacional.
Para isso, foi fundamental o papel midiático preciso, claro e fidedigno para fornecer informações para a sociedade, sobretudo, visando que essas atualizações diárias corroboram para uma transparência mais efetiva, deixando a população mais informada em meio a uma doença, ainda tão desconhecida e complexa. Sendo que as informações epidemiológicas servem para subsidiar ações frente às necessidades de saúde, logo estas devem ser transparentes e seguras, para contribuírem positivamente na tomada de decisão da gestão.
Nesse contexto, é recomendável a adoção de medidas que contribuam para achatar a curva epidêmica da covid-19, impedindo um crescimento abrupto do número de casos e diminuindo o pico de demanda por serviços de saúde. Face às características da doença, equacionar a incidência da covid-19, com o rastreamento na Atenção Primária à Saúde (APS) e a oferta de uma assistência de média e alta complexidade para se evitar óbitos entre os casos graves.
Contudo, diante desta crise estabelecida pela pandemia da covid-19, alguns dispositivos tem sido essenciais na tentativa de informar a população e conscientizá-las sobre os aspectos restritivos da pandemia, sobretudo por meio de redes sociais seguras, que em tempos de isolamento social se tornou um grande atributo para a intensificação de diversas estratégias.

Covid-19 no Brasil

Segundo dados referentes às 133 cidades brasileiras abordadas pelo Estudo de Prevalência da Infecção por Coronavírus no Brasil (EPICOVID-19-BR), maior levantamento sobre covid-19 no país, realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e divulgados por meio de coletiva do Ministério da Saúde, a cidade de Sobral, já teve 26,4% da população infectada pelo novo Coronavírus, a maior prevalência da doença em todo o Brasil.
Este estudo busca narrar à experiência de um grupo de pesquisadores e gestores construindo a partir da construção de materiais informativos com base em dados epidemiológicos dos casos de covid-19 em Sobral – CE. Logo, este tipo de experiência contribui para as ações de enfrentamento à covid-19 em Sobral, uma vez que os dados que eram coletados fundamentavam instrumentos digitais com foco de ajudar na gestão, orientando sobre suas ações. É importante relatar experiências que ajudaram no enfrentamento da pandemia, apontando o que foi desenvolvido, pois contribui no processo de tomada de decisão dos gestores de outros municípios em cenários diferentes.
Compartilhar