Descreve, reflete e analisa as experiências de sucesso, dificuldades e desafios que se impuseram durante o percurso da implantação e implementação do Processo de Enfermagem.
A Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática consiste na produção de obras com teor didático e pedagógico, cuja principal finalidade é a formação em enfermagem.
O Processo de Enfermagem (PE) é a ferramenta metodológica de trabalho do enfermeiro; nesse contexto, estruturar conhecimento filosófico e teórico sobre o método de aplicação do cuidado de enfermagem é condição “sine qua non”, tanto quanto habilidades técnicas para operacionalizar o PE, que materializa a prática do cuidado.
Ao longo dos seis capítulos, são apresentados elementos teóricos do PE e dos Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) NANDA-I, NIC, NOC e CIPE®e relatada a experiência de Chapecó e região na implantação e implementação deste instrumento metodológico de cuidado, construído de modo compartilhado por atores de três universidades e de uma instituição hospitalar, dialogando com as melhores práticas e a necessária segurança do paciente. Nessa mesma direção, enfermeiras gaúchas compartilham a trajetória de implantação do PE na Atenção
Primária do Grupo Hospitalar Conceição, com atendimento à população exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde. São histórias que trazem no seu bojo resultados positivos e desafios enfrentados no cotidiano dos cenários e que repercutem, em alguma medida, no empoderamento e protagonismo da enfermagem.
Por fim, o modo simples e fundamentado de descrever, refletir e analisaras experiências de sucesso, dificuldades e desafios que se impuseram durante o percurso da implantação e implementação do PE num cenário de Santa Catarina nos convida a apreender o seu conteúdo e nos dá mostras do que esperar dos próximos volumes desta coletânea.