O Processo de Curricularização da Enfermagem no Brasil

6 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Reconstitui o processo de curricularização da Enfermagem brasileira.


Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso apresenta a pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, durante o período de 2013 a 2015.

O processo de curricularização da enfermagem no Brasil

Esta pesquisa propôs reconstituir o processo de curricularização da enfermagem brasileira. A opção metodológica foi a pesquisa documental como modalidade da pesquisa qualitativa. Os documentos analisados e interpretados pela técnica da análise de conteúdo foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, e legislação específica de enfermagem, bem como documentos das entidades COREN/COFEN/ABEN.

As categorias que emergiram nos resultados foram Formação na enfermagem brasileira e Bases documentais do currículo de enfermagem no Brasil. Observa-se que o processo de curricularização evidencia-se durante esta análise de categorias temáticas de forma muito discreta, porém quando associadas num contexto geral tem-se o que chamamos de processo de curricularização. Além da elaboração do artigo, como produto optou-se pela produção de um livro sobre a temática que encontra-se em fase de elaboração.

O objetivo deste produto é produzir material textual (livro) que possa ser disponibilizado e catalogado na biblioteca central da UFAL expandindo o acesso a acadêmicos e docentes dos cursos de graduação em enfermagem, assim também disponibilizado às bibliotecas dos cursos de enfermagem das outras faculdades do estado de Alagoas.

Compartilhar