Todos os medicamentos que integram a classe terapêutica dos bloqueadores neuromusculares são considerados medicamentos potencialmente perigosos, pois apresentam risco elevado de causar danos graves aos pacientes e morte quando ocorrem erros durante o processo de sua utilização, particularmente nas etapas de preparo e administração.
Leia Mais:
Estes agentes bloqueiam as transmissões neuromusculares e causam relaxamento e paralisia da musculatura esquelética, incluindo os músculos respiratórios. Ocorre uma paralisação progressiva, até que todos os grupos musculares fiquem paralisados e a respiração cesse. Entretanto, os bloqueadores neuromusculares não afetam o nível de consciência, dor ou ansiedade dos pacientes; apenas tornam o paciente incapaz de se mover ou respirar. Portanto, recomenda-se que estes medicamentos somente sejam utilizados quando um suporte de ventilação assistida, materiais e profissionais treinados para intubação estejam disponíveis.
Há registros, em diversos países e no Brasil, e eventos adversos graves e mortes associados à administração acidental dos bloqueadores neuromusculares em pacientes sem suporte ventilatório adequado.
De maneira geral, estes e outros incidentes envolvendo bloqueadores neuromusculares apresentam uma ou mais das seguintes causas e fatores que conduzem ao erro.