/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Práticas de Enfermeiros na Prevenção e Rastreio do Câncer de Mama e de Colo Uterino
12 de março de 2024 por filipesoares Imprimir
Identifica como ocorrem as práticas de prevenção e de rastreio do câncer de mama e de colo uterino realizadas por enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde.
Em 2020 ocorreram 6.627 óbitos por câncer de colo uterino (CCU) no Brasil e 17.825 por câncer de mama (CAM). O diagnóstico e o tratamento precoce favorecem bons prognósticos que reduzem a mortalidade, por isso há necessidade de estratégias de promoção à saúde e de políticas públicas eficazes para atingir o público-alvo.
Foto: Senado Federal do Brasil.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o espaço ideal para identificação de doenças e agravos que afetam a população feminina. Esta é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (
SUS) e local de rastreio e diagnóstico. A atuação de enfermeiros, desde o advento da Estratégia de Saúde da Família, tem impulsionado a ampliação no acesso às ações de prevenção de diversas doenças e de promoção da saúde. Certamente, esse protagonismo da enfermagem vem alavancando o rastreio precoce e o tratamento oportuno do do CCU e CAM, além da atenção às afecções ginecológicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (
ISTs).
O enfermeiro da APS juntamente com a equipe multiprofissional atua na identificação das mulheres da região adstrita ao território da sua unidade para o estabelecimento de vínculo. A importância do vínculo com as usuárias é demonstrada estudo que constatou que o rastreamento obteve melhores resultados de adesão quando realizado por enfermeiro. O enfermeiro acolhe as mulheres em diferentes momentos do ciclo vital, realiza consultas condizentes ou não com o ciclo reprodutivo, disponibiliza o rastreio a doenças e infecções, solicita e realiza a coleta de exames, entre outras atividades.
O enfermeiro deve possuir conhecimento técnico- -científico para a realização e solicitação de exames de rastreio do CCU e CAM, porém pode se constituir uma lacuna no cuidado à saúde das mulheres já que estudos recentes apontam a precariedade de capacitação relativa a habilidades técnicas para execução das ações. A APS é um ambiente que absorve diversas demandas de saúde da população, assim torna-se desafiador o cumprimento de metas relacionadas a um conjunto pré determinado de procedimentos e ações.
Justifica-se a relevância deste estudo tendo em vista a necessidade de acesso da população feminina à prevenção e no rastreio do CCU e CAM na APS. Considerando o protagonismo profissional, é premente conhecer a atuação do enfermeiro no cuidado a esta população oportunizando a resolução de problemas de saúde pelo acolhimento, vínculo e olhar integral à saúde das mulheres. Assim questiona-se: Como ocorrem as práticas de prevenção e de rastreio do CCU e CAM durante a consulta de Enfermagem na APS? Este estudo objetiva identificar como ocorrem as práticas de prevenção e de rastreio do CCU e CAM realizadas por enfermeiros que atuam na APS.