/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Práticas de Enfermagem: Contexto Ambiental e a Relação Com o Materialismo Histórico Dialético
21 de março de 2024 por filipesoares Imprimir
Descreve as práticas dos enfermeiros em nossa sociedade e sob as circunstâncias que podem contribuir para a inclusão das práticas avançadas.
As Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE) é uma formação a nível de mestrado em que o enfermeiro se especializa e desenvolve suas competências clínicas e habilidades de raciocínio crítico, existente em alguns países como China, Austrália, Canadá e Estados Unidos da América (EUA).
No Brasil, apesar de não existir essa formação, o Conselho Federal de Enfermagem já iniciou as discussões acerca dos benefícios que tal prática pode impactar na assistência de enfermagem. Nos países que já implementaram as práticas avançadas de enfermagem na assistência de saúde, alguns impactos como autonomia dos enfermeiros, ampliação do acesso aos serviços de saúde, bem como prestação de assistência de qualidade e resolutiva foram evidenciados.
Em alguns desses países houve transformações quanto ao acompanhamento e assistência dos pacientes portadores de patologias crônicas, bem como melhorias no acesso aos serviços de saúde. Na Inglaterra, as práticas avançadas foram implementadas nos serviços de atenção primária, proporcionando aos enfermeiros a prestação de um cuidado resolutivo, permitindo a prescrição de medicamentos, encaminhamentos de saúde e proporcionando maior qualidade no monitoramento das condições crônicas de saúde.
Nos serviços de atenção primária brasileiros, os enfermeiros atuam frente aos cuidados da comunidade, atuando na prevenção, promoção e reabilitação de saúde. Na atenção primária de saúde (
APS), os enfermeiros desempenham funções como: consultas de enfermagem, prescrição de medicamentos conforme protocolos institucionais e/ou ministeriais, visitas domiciliares, solicitação e avaliação de exames complementares de saúde de grupos específicos, conforme os programas de saúde, dentre outros.
Apesar de desempenhar tais funções, os enfermeiros ainda possuem dependência na resolução de algumas problemáticas de saúde, geralmente, necessitando de outros profissionais para dar continuidade aos cuidados dos usuários, principalmente no que cerne as prescrições de medicamentos e solicitação de exames.
Em algumas regiões brasileiras, como zonas rurais e comunidades indígenas, os enfermeiros desempenham papel de suma importância na assistência de saúde da comunidade. Em grande parte dessas regiões, há um déficit de profissionais médicos, serviços de saúde complementares, sendo restrito o acesso a serviços de saúde de maior complexidade como ocorre por exemplo em populações ribeirinhas.
Mediante a isso, a inclusão das práticas avançadas de enfermagem na atenção primária brasileira é vista com potencialidade para ampliação do acesso aos serviços de saúde, bem como para promover qualidade e resolutividade na assistência à saúde. O estudo tem como objetivo descrever as práticas dos enfermeiros em nossa sociedade e sob as circunstâncias que podem contribuir para a inclusão das práticas avançadas.