Maior programa de especialização gratuita para técnicos do país celebra um ano de conquistas com investimento em ensino de qualidade e acompanhamento humanizado.
Desde seu lançamento oficial, no último ano, o Pós-Tec Enfermagem tem revolucionado o ensino na Enfermagem. O programa, considerado o maior do país voltado para a oferta de especialização gratuita para técnicos, tem mudado realidades e construído pontes sólidas para a valorização da categoria e o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a proximidade da finalização dos cursos pelos alunos aprovados no primeiro edital, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, se reuniu nesta segunda e terça-feira (4 e 5 de dezembro) com supervisores, coordenadores e tutores do Pós-Tec para acompanhar os trabalhos de conclusão das turmas iniciais.
Durante o encontro, Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-UFPB), responsável pela execução das aulas do Pós-Tec, frisou a dimensão do programa, que conta com aproximadamente 12 mil alunos matriculados em todo o país. “O Pós-Tec adquiriu uma dimensão gigantesca e temos trabalhado para que esta iniciativa, que é o sonho de tantas pessoas, seja realizado com êxito absoluto. São mais de 400 profissionais envolvidos em todas as etapas de execução”, pontuou.
Betânia Santos destacou o potencial do programa de transformar realidades e relembrou diversos relatos que pôde ouvir de alunos nos últimos meses. “É uma imensa alegria comemorar um ano de Pós-Tec. Em cada depoimento dos participantes, temos a certeza de que essa iniciativa está sendo um verdadeiro sucesso. Poder escutar dos estudantes que finalmente conseguiram alcançar a valorização profissional que tanto esperavam e que agora possuem uma especialização realizada em uma universidade federal não tem preço. Os técnicos de Enfermagem há muito tempo mereciam um projeto dessa magnitude, e vamos seguir trabalhando para que mais vidas sejam modificadas positivamente”, acrescentou emocionada.
“O Pós-Tec acredita na humanização e na importância do acompanhamento atento às dificuldades enfrentadas por cada um dos nossos alunos. Quando ouvimos as histórias dos nossos estudantes, sabemos que o programa não se trata de números, mas de vidas transformadas”, ressaltou Fabíola Gouvêia, coordenadora da iniciativa.
As duas primeiras turmas do Pós-Tec foram distribuídas entre os cursos de Cuidados ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva. As inscrições para os dois editais totalizaram mais de 120 mil candidaturas.
Com abrangência nacional, os cursos oferecidos pelo Pós-Tec têm carga horária de 300 horas e acontecem em formato híbrido. O conteúdo teórico é promovido em formato virtual por meio de parceria com o CPT/UFPB, enquanto a parte prática é realizada no local de atuação do técnico de Enfermagem.