Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica: Conhecimento da Equipe de Enfermagem de Unidades Pediátricas

12 de abril de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica o conhecimento da equipe de Enfermagem antes e após a implementação do protocolo de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica.


A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é definida como infecção do parênquima pulmonar causada por bactérias, vírus ou fungos, que geralmente ocorre entre 48 a 72 horas após a intubação endotraqueal e a instituição de ventilação mecânica invasiva.

pneumonia-associada-ventilacao-mecnica

A PAV é uma infecção que eleva os índices de morbidade e mortalidade. Entre as Infecções Relacionadas à Assistência à saúde (IRAS) esta é considerada um grande problema de saúde pública porque resulta em complicações que favorecem a seleção e disseminação de microrganismos multirresistentes. A mortalidade global em pacientes que tiveram a PAV varia de 20 a 60%, refletindo em grande parte a severidade da doença de base, a falência de órgãos, especificidades da população e do agente etiológico. No Brasil, as estimativas são variadas, aproximadamente 33% morrem em consequência desta infecção.
Nas unidades de terapia intensiva, a pneumonia é a infecção mais comum que acomete os pacientes internados, chegando a 90% daqueles submetidos à ventilação mecânica. A taxa de mortalidade além de ser uma grande preocupação eleva-se cerca de 2 a 10 vezes mais na presença deste agravo.
Para evitar maiores complicações respiratórias as medidas de prevenção contribuem para que o processo de infecção diminua. A equipe de saúde presta assistência direta ao paciente, todavia, pode contribuir com a disseminação de microrganismos, sendo involuntariamente agentes de transmissão.
A prevenção da PAV está relacionada com a qualidade e segurança do tratamento durante a hospitalização, deste modo, a atuação da equipe multiprofissional deve estar diretamente envolvida com a assistência a fim de evitar o risco de infecção.
A educação permanente em saúde é de fundamental importância para os profissionais, tem como objetivo uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar são grandes influenciadores no cotidiano das organizações com a finalidade de transformar as práticas profissionais. O conhecimento e entendimento das medidas de prevenção das infecções, principalmente, no contexto da PAV se faz necessário, bem como a implementação e utilização de protocolos e bundles. Por outro lado, ressalta-se a importância de se avaliar o conhecimento antes e após, para que sejam realizados os ajustes para adequar, juntamente com a equipe, as novas práticas a serem implementadas nas unidades.
Foi realizado um estudo na região central da Jordânia, com 208 enfermeiros que atuavam há mais de três meses em UTI no qual tinham que responder um questionário de múltipla escolha de conhecimentos gerais sobre PAV e suas diretrizes. Verificou-se que a adesão às medidas preventivas contra PAV tem índices positivos e comprovados, quando bem explicadas e implementadas, demonstrando a importância do conhecimento destes profissionais em relação as essas medidas e consequentemente confrontando aos casos de PAV.
Considerando que os profissionais de enfermagem desenvolvem um papel fundamental na execução de protocolos institucionais, o objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento da equipe de enfermagem antes e após a implementação do protocolo de prevenção de pneumonia associado à ventilação mecânica.
Compartilhar