/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Pesquisas Cadastradas por Enfermeiros no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos
23 de maio de 2023 por filipesoares Imprimir
Caracteriza os estudos de intervenção cadastrados por enfermeiros no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos.
A Prática Baseada em Evidência é relevante para que a atuação dos serviços de saúde ocorra a partir de resultados de pesquisas, com vistas otimizar o cuidado clínico e a qualidade de vida da população.
Pesquisas Cadastradas por Enfermeiros no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Foto: Internet.
Entre os estudos que contribuem com a Prática Baseada em Evidência, aqueles que testam intervenções, como os experimentais/Ensaios Clínicos Randomizado destacam-se, pois possibilitam estabelecer relação de causa e efeito. Nestes estudos, a intervenção é aplicada em um grupo, que é comparado a outro que não a recebe, chamado de grupo controle. Além disso, os participantes devem ser distribuídos de forma randômica nos grupos. Assim, trata-se de pesquisas com alto nível de evidência e subsidia a realização dos estudos com maior nível de evidência, as revisões sistemáticas com metanálise de ensaio clínico randomizado.
Os ensaios clínicos randomizados, quando investigam a efetividade e/ou aplicação de produtos, processos ou serviços na área da saúde, contribuem com a tomada de decisão das estratégias para prevenção, tratamento e reabilitação. Dessa forma, beneficiam as categorias profissionais que integram a saúde, dentre elas, a enfermagem.
É importante que os estudos de intervenção sejam realizados pela enfermagem, pois a mesma atua nos diversos cenários do cuidar e, enquanto ciência, contribui com a prática baseada em evidência. Para subsidiar a realização de novos estudos de intervenção por enfermeiros, é importante conhecer o perfil dos estudos já realizados, para que seja possível identificar lacunas de temas não abordados ou de vertentes não exploradas, de forma que possam ser contempladas em futuros estudos. Este estudo teve como objetivo caracterizar os estudos de intervenção cadastrados por enfermeiros no
Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos.