Analisa os resultados obtidos na aplicação de um Perfil de Competências a enfermeiros coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem.
Toda profissão possui requisitos/atributos que a torna única determinando o processo de trabalho de modo geral e de acordo com as suas especialidades. Às vezes, as competências não são claramente descritas e compreendidas. A competência é definida como a prática do que se sabe em um determinado contexto, habitualmente marcado pelas relações e situações de trabalho e das restrições que possam existir. É traduzida em ação, em saber ser e dispara a mobilização de conhecimentos em diferentes situações.
Portanto, ter a disposição um Perfil de Competências (PC) para subsidiar o processo de trabalho é relevante para as organizações e pessoas. Perfis de competência de especialidades da enfermagem têm sido publicados em periódicos ou apresentados em teses ou dissertações.
O Enfermeiro Coordenador de Cursos de Graduação em Enfermagem (ECCGEn) trata da organização, coordenação, liderança e avaliação de todos os processos e ações diretamente voltados para a promoção da aprendizagem dos alunos. Desempenha um papel de articulação diária e direta com alunos, corpo docente, equipe administrativa e diretoria. Apesar da complexidade de suas ações, inexistia na literatura científica o mapeamento de competências destes coordenadores que pudesse ser tomado como
referência.
Foi tema de uma tese de doutorado a elaboração, validação e aplicação de um PC aos coordenadores de cursos de graduação com o propósito de agregar contribuições ao cotidiano. Um dos critérios do PC para garantir a credibilidade e a qualidade do instrumento proposto foi ter sido submetido a testes estatísticos na etapa metodológica e na análise de seus resultados.
A validade de um construto pode ser interpretada por métodos estatísticos que comprovem a veracidade de um material ora submetido à testagem. Também nomeada como validade de conceito representa uma maneira de constatar o grau em que a medida corresponde à construção teórica do fenômeno a ser medido.
Enfermeiros pesquisadores tem se apropriado desses testes estatísticos para validar instrumentos criados ou adaptados a fim de responder problemáticas de pesquisa e atender demandas dos serviços a que estão vinculados.
Indaga-se: O PC aplicado aos enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem atende as exigências estatísticas aos testes a que foi submetido, dentre eles a análise fatorial?
A pesquisa teve como objetivo analisar os resultados obtidos na aplicação de um PC aos ECCGEn utilizando o recurso estatístico de validação de construto.