Descreve o perfil dos acidentes de trânsito e das vítimas assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Os acidentes de trânsito constituem um grande problema de saúde pública, trazendo consequências sociais e econômicas para o país. Esses acidentes são responsáveis por grande número de óbitos e invalidez prolongada ou mesmo permanente, comprometendo a saúde e qualidade de vida dos cidadãos. No Brasil, segundo o relatório Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras, os acidentes de transporte terrestre são responsáveis por aproximadamente 43 mil mortes por ano.
As mortes e as incapacidades decorrentes dos acidentes de trânsito sobrecarregam o sistema de seguridade social e de saúde em razão das mortes precoces e internações prolongadas, seguidas de reabilitação. Podem, também, afetar diretamente na economia da vítima e da sua família, pois um grande número de indivíduos deixa de trabalhar temporariamente ou permanentemente devido às lesões, prejudicando a qualidade de vida.
Atualmente, há uma expansão de veículos que circulam nas cidades e isso tem sido favorecido pela facilidade que o brasileiro possui para adquirir veículo como resultado do maior acesso aos bens e serviços. Nesse sentido, o número de acidentes que envolvem os meios de transporte também vem crescendo, seja pelo não cumprimento das leis de trânsito ou por outros fatores como a desorganização do trânsito, a deficiência geral da fiscalização, o comportamento dos usuários, uso de bebida alcoólica e a impunidade dos infratores.
Os traumas relacionados aos acidentes de trânsito constituem um dos maiores problemas de saúde pública atualmente. Esse evento traz consequências sociais e econômicas à população de modo que a assistência qualificada e, sobretudo no atendimento pré-hospitalar, é um fator decisivo para reduzir a morbimortalidade e a ocorrência de complicações.
O perfil dos acidentes de trânsito e das vítimas assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possibilita traçar medidas preventivas locais para redução dos índices desse agravo, visto que as ações podem ser direcionadas aos grupos com maior risco e embasar planejamentos de medidas intersetoriais. Assim, os resultados desta pesquisa poderão gerar discussões e reflexões sobre os acidentes ocorridos e planejamento de medidas para preveni-los e, ainda, fortalecer políticas no âmbito local na implantação de ações para redução da morbimortalidade decorrente dos acidentes visando à preservação da vida e qualidade de vida da população.
O estudo tem como objetivo descrever o perfil dos acidentes de trânsito e das vítimas assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade de Jequié, Bahia.