Percepção Materna Acerca da Efetividade de Intervenções Educativas para Estimulação de Crianças de Risco Desenvolvimental

10 de março de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Evidencia a percepção materna acerca da efetividade de uma intervenção educativa para estimulação de crianças com risco para o desenvolvimento neuropsicomotor.


O desenvolvimento infantil, processo dinâmico, qualitativo e sequencial, é moldado a partir da interação entre os fatores biológicos e ambientais.

Percepção Materna Acerca da Efetividade de Intervenções Educativas para Estimulação de Crianças de Risco Desenvolvimental

Percepção Materna Acerca da Efetividade de Intervenções Educativas para Estimulação de Crianças de Risco Desenvolvimental. Foto: Divulgação.

Nesse sentido, a exposição cumulativa de fatores de risco, ainda na infância, poderá refletir negativamente na função cerebral em maturação, elevando as chances para a ocorrência de disfunções motoras, cognitivas, comportamental e/ou de linguagem, as quais interferem no desenvolvimento global da criança. Assim, a identificação precoce de alterações no desenvolvimento infantil é fundamental para o tratamento especializado em tempo oportuno, devido a chances de reversão de atrasos.

Vale ressaltar que a maioria dos riscos para a saúde das crianças ocorre no ambiente doméstico e comunitário. Por isso, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável prevê a garantia de vidas saudáveis e promoção do bem-estar de crianças, tendo como base o ambiente em que ela vive.

Desenvolvimento infantil

Nesse contexto, destaca-se a importância das ações de vigilância em saúde da criança, especificamente a vigilância do desenvolvimento infantil que busca, por meio da avaliação profissional, não apenas identificar disfunções no desenvolvimento, mas também, orientar as famílias quanto à necessidade de estimulação precoce e referenciá-las para tratamento especializado, caso necessário.
A mãe, indubitavelmente, constitui a principal responsável por prover o cuidado direto ao filho. São elas que, por permanecerem mais tempo junto à criança, estabelecem vínculos afetivos profundos e podem organizar uma variedade de experiências no domicílio, seja por meio de rotinas, brincadeiras ou uso de objetos que incitem os sentidos e potencializem o desenvolvimento infantil.
Sendo assim, aconselhar, dialogar e trocar informações com mães quanto ao uso correto das atividades que promovam o desenvolvimento saudável, constitui um aspecto essencial para que elas possam aprender a estimular as crianças de forma adequada e exitosa, considerando suas características e necessidades.
Com isso, considerando a importância em conhecer a percepção materna frente as práticas educativas na perspectiva da educação popular devido ao seu papel central no cuidado ao filho em risco desenvolvimental, o presente estudo teve como objetivo evidenciar a percepção materna acerca da efetividade de uma intervenção educativa para estimulação de crianças com risco para o desenvolvimento.
Compartilhar