Panorama da Produção Local de Medicamentos no Brasil: Desafios e Vulnerabilidades

6 de setembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Aborda questões estratégicas relacionadas à garantia do acesso universal a medicamentos em nossa Região e analisa as vulnerabilidades e os desafios do setor, caracterizando a indústria farmacêutica nacional.


A partir de uma parceria entre a Fiocruz e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), foi lançado o livro Panorama da produção local de medicamentos no Brasil: Desafios e vulnerabilidades. A publicação aborda questões estratégicas relacionadas à garantia do acesso universal a medicamentos em nossa Região e analisa as vulnerabilidades e os desafios do setor, caracterizando a indústria farmacêutica nacional, relacionando as questões/linhas gerais da produção local com as políticas que surgiram a partir de debates internacionais, bem como com as parcerias entre a OMS e OMC que também fazem parte do cenário. Essa publicação também aborda a reorganização da assistência farmacêutica, um tema que pode orientar políticas públicas no futuro governo brasileiro e influenciar a formulação de políticas em outros países da nossa Região. É importante destacar a riqueza que surge dessa cooperação e da publicação conjunta, que estão indissociavelmente ligadas.

Panorama da produção local de medicamentos no Brasil: Desafios e vulnerabilidades

A parceria entre as instituições tem uma história longa e produtiva de iniciativas de cooperação na área da saúde pública. Juntos, desenvolvem programas e projetos que buscam melhorar a saúde e o bem-estar das populações das Américas. Existem parcerias estratégicas, como os Centros Colaboradores da OPAS/OMS, em que a Fiocruz/ENSP-NAF atua como “Centro Colaborador da OMS para Políticas Farmacêuticas”. Centros, dessa natureza, visam promover o desenvolvimento de capacidades locais (nacionais), interpaíses, regionais, inter- -regionais e globais.

Compartilhar