Padronização de Acessórios Para Medida de Temperatura

25 de agosto de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Apresenta a padronização de acessórios para medida de temperatura e as técnicas para medida.


O termômetro ideal na pandemia da Doença pelo Coronavírus é o “Termômetro digital infravermelho sem contato”. Apresentaremos várias opções de vias e de termômetro considerando-se que nem sempre este termômetro estará disponível e que o paciente deve se automonitorar com outros modelos sem risco de contaminação de outros.

Padronização de Acessórios Para Medida de Temperatura

Padronização de Acessórios Para Medida de Temperatura.

A forma mais exata para a mensuração da temperatura corporal consiste na utilização de um termômetro, na escolha das vias de mensuração mais adequadas, de acordo com as particularidades do paciente, do tipo de aparelho disponível e o emprego da técnica correta. Deve-se considerar a idade e a preferência do indivíduo quanto à via de mensuração, bem como a precisão do termômetro.

Nos últimos anos houve muitos avanços nos tipos de termômetros. Os termômetros de coluna de mercúrio e os digitais são, provavelmente, os acessórios mais utilizados e têm acurácias comparáveis. Contudo, a RDC/Anvisa n.º 145, de 21 de março de 2017, proíbe, a partir de janeiro de 2019, em todo o território nacional, a produção, a importação e o comércio, assim como o uso em serviços de saúde, de termômetros e esfigmomanômetros
de coluna de mercúrio. As medições feitas pelos aparelhos digitais têm menos influências da manipulação do acessório, portanto, são mais adequadas para uso não profissional.

Recentes inovações incluem termômetro digital com sensor infravermelho, termômetro digital (tipo chupeta)
e adesivos.

Características do termômetro ideal

• Indica a temperatura central de modo mais exato em todas as idades;
• É conveniente, fácil e confortável de ser usado pelo paciente e pelo profissional sem provocar constrangimentos
na maioria das vezes;
• Indica rapidamente o resultado;
• Não traz riscos de infecção cruzada;
• Não sofre influência da temperatura ambiente;
• É seguro;
• Tem a melhor relação entre o custo e a efetividade.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), todos os termômetros aprovados para uso têm certa precisão
e acurácia se usados corretamente. Portanto, executar e informar ao paciente sobre a técnica correta de cada aparelho é importante para garantir uma mensuração com resultados mais próximos possíveis da temperatura corporal interna.

Compartilhar