Mais de 193 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam em mais de 38 mil salas de vacinação.
O Programa Especial de Imunização Integral (CIM) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) criou quatro novos cursos gratuitos, desenhados para capacitar profissionais de saúde em temas essenciais relacionados aos programas nacionais de imunização.
Os cursos já estão disponíveis no Campus Virtual da OPAS e visam a fortalecer as competências de profissionais de saúde da atenção primária, novos ingressantes no mercado de trabalho, gerentes de programas de vacinação e estudantes da área da saúde.
Conceitos Básicos em Imunização: Este curso tem como objetivo fornecer aos participantes noções básicas sobre vacinas e operacionalização de imunização para promover a confiança dos pacientes e incentivar a vacinação nas comunidades.
Doenças preveníveis por vacinação (DPVs): Os participantes receberão informações atualizadas sobre 15 DPVs, incluindo modos de transmissão, definições de caso, métodos de diagnóstico e os esquemas de vacinação recomendados pela OPAS.
Vigilância e Sistemas de Informação: Este curso é destinado ao pessoal do programa nacional de imunização, com o objetivo de capacitá-los nas operações de vigilância necessárias para a identificação, notificação e resposta a surtos de doenças preveníveis por vacinação.
Gestão do Programa Ampliado de Imunização (PAI): Os participantes aprenderão sobre a gestão eficaz de um programa nacional, incluindo as principais operações e componentes envolvidos.
A vacinação é um ganho civilizatórios estando associada à abrupta queda na mortalidade infantil. Nas décadas de 1940 a 1960, a cada dia, mil novas crianças desenvolviam paralisia infantil. Doenças como varíola, sarampo, difteria, tétano, tuberculose eram parte do dia-a-dia da população. No Brasil, a taxa de mortalidade infantil no Brasil para 212 a cada mil crianças na década de 1940.
Adultos, especialmente idosos, também se beneficiam da imunização. Doenças como gripe, covid-19 e pneumonia tendem a se agravar em idosos.
A Enfermagem é protagonista neste processo. São mais de 193 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam em mais de 38 mil salas de vacina. Somente no Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) aplica mais de 300 milhões de doses de vacina por ano. São ofertadas gratuitamente 18 vacinas.