Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

OPAS Oferece Cursos Gratuitos Sobre Vacinação Para Profissionais de Saúde

12 de novembro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Mais de 193 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam em mais de 38 mil salas de vacinação.


O Programa Especial de Imunização Integral (CIM) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) criou quatro novos cursos gratuitos, desenhados para capacitar profissionais de saúde em temas essenciais relacionados aos programas nacionais de imunização.

Os cursos já estão disponíveis no Campus Virtual da OPAS e visam a fortalecer as competências de profissionais de saúde da atenção primária, novos ingressantes no mercado de trabalho, gerentes de programas de vacinação e estudantes da área da saúde.

Confira os novos cursos gratuitos:

Conceitos Básicos em Imunização: Este curso tem como objetivo fornecer aos participantes noções básicas sobre vacinas e operacionalização de imunização para promover a confiança dos pacientes e incentivar a vacinação nas comunidades.
Doenças preveníveis por vacinação (DPVs): Os participantes receberão informações atualizadas sobre 15 DPVs, incluindo modos de transmissão, definições de caso, métodos de diagnóstico e os esquemas de vacinação recomendados pela OPAS.
Vigilância e Sistemas de Informação: Este curso é destinado ao pessoal do programa nacional de imunização, com o objetivo de capacitá-los nas operações de vigilância necessárias para a identificação, notificação e resposta a surtos de doenças preveníveis por vacinação.
Gestão do Programa Ampliado de Imunização (PAI): Os participantes aprenderão sobre a gestão eficaz de um programa nacional, incluindo as principais operações e componentes envolvidos.

Enfermagem e a vacinação

A vacinação é um ganho civilizatórios estando associada à abrupta queda na mortalidade infantil. Nas décadas de 1940 a 1960, a cada dia, mil novas crianças desenvolviam paralisia infantil.  Doenças como varíola, sarampo, difteria, tétano, tuberculose eram parte do dia-a-dia da população. No Brasil, a taxa de mortalidade infantil no Brasil para 212 a cada mil crianças na década de 1940.

Adultos, especialmente idosos, também se beneficiam da imunização. Doenças como gripe, covid-19 e pneumonia tendem a se agravar em idosos.

A Enfermagem é protagonista neste processo. São mais de 193 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam em mais de 38 mil salas de vacina. Somente no Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) aplica mais de 300 milhões de doses de vacina por ano. São ofertadas gratuitamente 18 vacinas.

Compartilhar