O Estilo de Vida dos Graduandos de Enfermagem

5 de junho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa o estilo de vida dos graduandos de enfermagem através da identificação do perfil sociodemográfico, acadêmico e do estilo de vida dos graduandos de Enfermagem.


O estudo tem como questionamento central o estilo de vida levado pelos graduandos de enfermagem e os comportamentos que o compõe. Objetivo: Analisar o estilo de vida dos graduandos de enfermagem através da identificação do perfil sociodemográfico, acadêmico e do estilo de vida dos graduandos de enfermagem; caracterizar o estilo de vida dos graduandos de enfermagem; discutir os domínios do estilo de vida dos graduandos de enfermagem e seus comportamentos associados.

Perspectivas de Graduandos Em Saúde Sobre a Temática Minorias Sexuais e de Gênero na Formação

Foto: Divulgação.

A relevância do estudo se dá a partir do quantitativo de acadêmicos de enfermagem que comporão o quadro de enfermeiros no Brasil, tornando-se crucial conhecer os estilos de vida e comportamentos destes acadêmicos que se preparam para o papel de líder, prestador de assistência, educador e pesquisador, para que possamos reconhecer os maus hábitos, compreender seus motivos e traçar estratégias de promoção a saúde para esta população. Metodologia: estudo não experimental, quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. Foi realizada através de caracterização sociodemográfica e preenchimento do Questionário “Estilo de Vida Fantástico” (QEVF), enviado por e-mail ao público-alvo. A população do estudo foi composta por graduandos de enfermagem de todos os períodos, da Universidade Estácio de Sá do Brasil e da Universidade Federal Fluminense, inscritos nos anos de 2018 e 2019, quando foi realizada a coleta de dados. Os respondentes, que compuseram a amostra, somaram 703 estudantes. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, bem como autorização da direção das instituições para a realização da coleta de dados.

Resultados: a população é composta majoritariamente por solteiros (76,7%), com média de 24,9 anos, mulheres (84,9%), com rendimento líquido familiar mensal de R$2.728,90, residindo no mesmo local, e com 43,7% pessoas fora do peso ideal segundo padrão da Organização Mundial de Saúde, seja acima ou abaixo dos parâmetros. O estilo de vida é, para maioria (62%, ou seja, 436 alunos) regular, e possui déficits em todos os domínios.

Conclusão: o estilo de vida necessita de melhorias, que podem advir do governo contribuindo para melhorias nas faculdades, nos transportes, entre outros, e também dos próprios graduandos, apreendendo conhecimentos e tomando decisões melhores para suas vidas.

Compartilhar