Descreve as principais medidas tomadas para mudança dos processos assistenciais e de comunicação interna na vigência da pandemia por COVID-19 de um hospital oncológico.
Em um estudo sobre reflexões e recomendações para o cuidado em oncologia durante a pandemia da COVID-19, que a saúde pública mundial está vivendo um grande desafio por uma doença cujo mecanismos ainda se encontram em investigação. Com isso, são necessários mudanças importantes para a sobrevivência, como repensar o trabalho em equipe para a exploração de um resultado colaborativo e cooperativo, por meio da união do binômio ciência e educação.
A pandemia da COVID-19 nos colocou em um processo de construção de conhecimento e atualização acelerada, exigindo que os profissionais pratiquem a assistência de forma assertiva, de modo a mandar o paciente seguro. Estudo realizado com enfermeiros envolvidos no cuidado oncológico concluiu que eles buscam proporcionar aos pacientes uma assistência pautada no cuidado seguro e livre de danos, por isso faz-se necessário a disponibilização do conhecimento. Os sujeitos da pesquisa destacaram que falta de acesso aos documentos necessários para atualização profissionais era um dos diversos fatores que colocavam a prática insegura, já que a assistência oncológica é complexa.
Diante da preocupação com a pandemia e com o perfil de pacientes oncológicos da instituição, criou- se o Comitê de Crise Institucional. Com as crescentes tomadas de decisões, necessidade de mudança no cuidado assistencial, tradução e pormenorização das ações vindas deste comitê, em nome da segurança, foi necessário revisitar o processo de comunicação e atualização nesse contexto de mudanças rápidas. Dentre as ações tomadas, destacamos a criação de um fórum interdisciplinar para decisões assistenciais com o intuito de trabalhar as definições e tomada de decisão na implantação de melhorias da prática assistencial durante a pandemia da COVID-19, criação do canal de dúvidas, centralização dos protocolos assistenciais e encontros online com os profissionais da instituição.
Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo descrever as principais medidas tomadas para mudança dos processos assistenciais e de comunicação interna na vigência da pandemia por COVID-19 de um hospital oncológico.