Melhoria de Qualidade que Agrega Valor: o Cuidado de Saúde

19 de outubro de 2015 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descobrir, inventar e garantir iniciativas de melhoria na qualidade de vida.


Durante décadas, antes mesmo da crise financeira de 2008, as preocupações com os custos foram o cerne da teoria e da prática de melhoria em todas as indústrias que a levaram a sério. De uma forma global, falar em “custo e qualidade” como se fossem duas entidades distintas no espectro de atributos de um produto, serviço ou processo revela um engano.

Leia Mais:

Iniciativas de melhoria no cuidado de saúde

As ciências sobre sistemas na base das abordagens modernas de melhoria consideram o “custo” (os recursos utilizados para se fazer algo) como sendo um atributo da “qualidade”, tanto quanto qualquer um daqueles mais conhecidos, como segurança, confiabilidade, durabilidade ou conforto.

Com o mundo em desordem econômica, um mal-entendido que, até então, era apenas infeliz, tornou-se inaceitável. Perpetuar o equívoco de que o “custo” e a “qualidade” ocupam extremos opostos é inútil e incorreto. Compete a todos os líderes – clínicos e não clínicos – na área da saúde analisar a realidade e tomar decisões baseadas na melhor evidência disponível.

Os fatos mostram que muitas formas de melhoria dos cuidados de saúde, que têm grande impacto para os pacientes, familiares e para a comunidade, possibilitam a obtenção de ganhos, quer na experiência e nos resultados dos cuidados, quer no âmbito dos custos. Descobrir, inventar e garantir iniciativas de melhoria – aquelas que agregam valor, segundo este livro – podem e devem agora, mais do que nunca, ser o foco dos líderes da área da saúde.

Compartilhar