Lançamento de Livros Reúne Obras da Enfermagem no 24º CBCENF

15 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Obras ressaltam a produção científica no campo da Enfermagem.


Congressistas que transitavam na feira de exposições do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), na manhã desta quarta-feira (14/9), puderam apreciar o lançamento de seis livros relacionados à Enfermagem. O evento acontece no Centro de Eventos em Fortaleza.

livros-enfermagem

Os autores Jouhunna do Carmo Menegaz e José Medina explicaram que o livro “Experiências de sala de aula invertida em Enfermagem e Saúde”, fala sobre vivências e desafios na perspectiva da formação de enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, superando abordagens tradicionais no ensino, apontando mudanças de paradigmas e rompendo com práticas e crenças que dificultam a transformação.

Com o intuito de esclarecer o conceito de saúde mental de forma suscinta, Márcia Astrês elencou em seu livro “Promoção do autocuidado em saúde mental”, comportamentos e atividades que podem ser adotados visando uma melhora no autocuidado, além de informar locais onde são oferecidos serviços especializados em casos de transtorno e sofrimento mental.

Já Mara Correa explicou que “Noções básicas de instrumentação cirúrgica” é mais que um compêndio técnico, pois ao lado das orientações necessárias ao exercício específico da instrumentação cirúrgica, outros elementos se entrelaçam para dar aos aprendizes noções de gestão, de convivência, de cuidado, com os pacientes e de asseio com o ambiente de trabalho.

Na ocasião, Onã Silva lançou dois livros intitulados “Enfermagem com poesia” e “A flor lilás do cuidar. O primeiro contém realidade, retratando poética e, sensivelmente, um tempo em que a pandemia se alastrou no mundo. A escritora Onã Silva ressaltou que foi possível escrever poesia sensível em momentos difíceis. Já o segundo, retrata a poesia sobre cuidados paliativos e reflexões sobre o fim da vida, em algumas das variadas formas da finitude da existência. Onã enfatizou que o livro é uma forma cuidativa da equipe de saúde para ajudar pacientes e familias diante de preocupações e questões emocionais ligadas a morte, do luto e da luta para superação da despedida da vida.

Finalizando as apresentações, Pedro Pereira, lançou três volumes do livro “Gestão nas organizações de saúde”. Ele explica que sua obra se sustenta no básico e primordial da gestão como ciência. São apresentados três volumes temáticos que englobam assuntos como gestão de pessoas, formação e desenvolvimento, gestão de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Compartilhar