Desenvolve e valida conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem para discentes de cursos de graduação em Enfermagem.
A Enfermagem é uma ciência alicerçada na prática do cuidado, com isso a formação dos profissionais que nela atuam transita entre aulas teóricas e práticas. A educação em Enfermagem, no contexto atual, vem sendo desenvolvida por diferentes tecnologias de ensino aprendizagem.
Nesse cenário, a Sistematização da Assistência de Enfermagem contempla todo conteúdo/ação a organizar metodologicamente o trabalho dos profissionais, trazendo o Processo de Enfermagem como atividade privativa do enfermeiro, sendo desenvolvida em cinco etapas inter-relacionadas (Coleta de dados, Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação). Porém, na prática ainda se percebe dificuldades no aprendizado da mesma no processo de formação do enfermeiro. Assim, este estudo tem por objetivo desenvolver e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem para discentes de cursos de graduação em Enfermagem.
Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada entre março de 2020 a julho de 2021, baseada no Design Thinking e no Game Design. O estudo foi desenvolvido em quatro fases: imersão, ideação, concepção e validação. Na imersão surgiu o desafio, a necessidade desta pesquisa, a contextualização sobre o público-alvo e as diferentes possibilidades para desenvolvimento do jogo. Na fase da ideação foi realizada uma revisão de escopo para delimitar o foco do estudo e mapear os jogos educativos utilizados no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. A revisão serviu para auxiliar no processo de definição da melhor estratégia de jogo e necessidades de aprendizagem. Na concepção, o jogo foi criado e materializado como um tabuleiro em formato de ?S? com 35 casas coloridas. Cada cor do tabuleiro representa a cor da respectiva carta-pergunta que a equipe terá que escolher para responder, sendo estas relacionadas a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas do Processo de Enfermagem. O lançamento do dado indica qual casa do tabuleiro percorrer com o peão. O jogo pode ser composto por duas até quatro equipes de no mínimo um e no máximo cinco integrantes cada. Na etapa de validação o jogo foi submetido a avaliação de 10 expertises na temática, docentes de várias universidades do país, que realizaram sugestões de ajustes, especialmente no conteúdo das perguntas e respostas, possibilitando a versão final do jogo educativo PEnsa ou SAE.
O produto desenvolvido neste estudo pretende auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno conhecer os conceitos e regulamentações legais que respaldam a Sistematização da Assistência de Enfermagem e suas etapas, capacitando-o a desenvolver o Processo de Enfermagem como instrumento básico de cuidado, a partir da investigação, diagnóstico, prescrição, implementação e avaliação de Enfermagem para assistência qualificada e sistematizada direcionada ao indivíduo no processo saúde-doença, e auxiliar na operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem visando contribuir para a promoção/recuperação da saúde.
O uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem desenvolve um ensino mais significativo, dinâmico e atrativo dentro da formação de enfermeiros e os jogos educativos vêm como facilitador deste processo, otimizando a relação entre docentes e discentes e fomentando a produção do conhecimento.