Intervenções dos Enfermeiros na Atenção Primária à Saúde para Prevenção do Câncer de Colo de Útero

13 de março de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica as intervenções realizadas pelos enfermeiros na prevenção do câncer de colo de útero na atenção primária à saúde.


Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória e descritiva, cujo objeto consiste nas intervenções de enfermeiros na atenção primária à saúde para prevenção do câncer de colo de útero, embasado no Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender.

Foto: Agência Brasília.

Os objetivos da pesquisa são: identificar as intervenções realizadas pelos enfermeiros na prevenção do câncer de colo de útero na atenção primária à saúde; classificar as intervenções em comportamentais, cognitivas e sociais e analisar as intervenções realizadas pelos enfermeiros na atenção primária à saúde que podem proporcionar mudanças de comportamentos, hábitos e estilos de vida na prevenção do câncer de colo de útero e promoção da saúde.

O cenário da pesquisa foram duas unidades de atenção primária à saúde, em um município da Zona da Mata Mineira. As participantes foram dezoito mulheres cadastradas e assistidas na estratégia da saúde da família das unidades de atenção primária à saúde que estavam na faixa etária de 25 a 64 anos e que foram atendidas por enfermeiros para prevenção do câncer de colo de útero. Os dados foram obtidos por meio de entrevista estruturada com aplicação de um questionário contendo questões fechadas e abertas. Foram gravadas em gravador digital e transcritas na íntegra para posterior análise das informações. Foram atendidas todas as exigências da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.

O processo de análise foi baseado nos pressupostos do diagrama do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Os dados foram organizados em quatro categorias apriorísticas: Características (Comportamento Anterior e Fatores Pessoais); Comportamento Específico (Benefícios, Barreiras, Percepções e Influências); Resultado do Comportamento e Experiências Individuais e a Enfermagem na Prevenção do câncer de colo de útero: Intervenções Comportamentais, Cognitivas e Sociais. Foi possível identificar que o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender é capaz de iluminar a relação entre as dificuldades, facilidades e as percepções das mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero, assim como, apontar e reforçar as ações do enfermeiro no rastreamento do câncer de colo de útero e promoção da saúde da mulher.

Compartilhar